Este ano, foram registrados, na capital baiana, 644 casos contra 745 ocorrências em 2014. Na RMS, que, com certa freqüência, tem cidades figurando em pesquisas de violência, o decréscimo foi de 11,7% (364 homicídios dolosos em 2015, para 412 casos no ano passado).
“Desde 2011 implementamos ações na SSP, comprovadamente bem sucedidas em empresas privadas, como o Pagamento por Desempenho Policial (PDP), além de fixarmos metas e premiações para as unidades que conseguem melhores resultados”, afirmou o secretário Maurício Teles Barbosa.
Ele explicou ainda que “nosso planejamento de médio a longo prazos mostra que esse é o caminho a ser seguido” e que, “semanalmente, faço uma reunião de avaliação com os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e com diretores da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica”.
Barbosa informou também que operações, com foco em capturas de homicidas, garantiram o bom desempenho no primeiro semestre. “Em parceria com o Ministério Público e a Justiça, o trabalho nos permite investigar melhor, com utilização de interceptação telefônica e célere expedição de mandados de prisão”.