A Operação Guardião da Polícia Militar no território do Sisal, de modo especial nas cidades vinculadas ao 16º Batalhão teve inicio na segunda-feira, 28, com a presença de um helicóptero da Grupamento Aéreo da PM-BA que sobrevoa várias cidades durante o dia e a noite. Muita gente sem entender de que se tratava ficou assustada, pois, o helicóptero sobrevoa com um potente farol que funciona como uma lanterna iluminando o solo em busca de algum movimento suspeito.
Bastaram poucos minutos para a nossa redação atender os questionamentos de pessoas curiosas e assustadas com a situação, logo acalmadas com o envio de um link da reportagem do Calila que havia sido publicada momentos antes do surgimento da aeronave. O mais agravante é a existência de pessoas de má fé que passam a espalhar o pânico nas redes sociais, como informação do “boatosapp” que o helicóptero estava a procura de presos fugitivos da penitenciarias de Serrinha, quando jamais existiu.
A redação do Calila recebeu na manhã desta terça-feira, 28, uma nota oficial da PM que esclarece mais sobre o assunto. Leia na íntegra.
A Polícia Militar da Bahia com o objetivo de reforçar as ações de segurança pública enviou ao nosso território o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER/BA) colocando em prática nova estratégia de combate à criminalidade.
A aeronave chegou à Serrinha nesta segunda-feira (27/07), segundo o Sub- Comandante Wolney Anderson, a previsão inicial de permanência do equipamento na região é de 1 mês com a perspectiva da operação ser ampliada. A ação terá o apoio da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Litoral Norte- CAEL e também da PM local.
De acordo com o Major Reinaldo, Comandante da Graer. Nosso comandante geral determinou que nos deslocássemos ao interior para intensificar o policiamento ostensivo, diuturnamente. Peço que a população fique tranquila, nosso trabalho é no sentido de aumentar a presença da polícia na região. Esperamos com isso a redução de índices de criminalidade e garantir a tranquilidade. Pontuou o Major.
Serão realizadas também algumas abordagens no solo, em apoio a Polícia local. O vetor aéreo é uma importante plataforma de observação o que permite abordagens policiais mais efetivas.
São missões de Segurança Pública e Defesa Civil que serão exercidas pelo GRAER, realizar operações aéreas de segurança pública e de defesa civil, que compreendem as atividades típicas de polícia administrativa, preventiva no sentindo de combater e inibir crimes de alta complexidade.
SOBRE O GRAER.
O Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia, criado em 08 de novembro de 2006, através da Lei Estadual nº. 10.403, está sediado no Aeroporto Internacional de Salvador Dep. Luís Eduardo Magalhães, possui uma frota de aeronaves composta por 02 (dois) helicópteros modelo AS 350 B2 (Esquilo) e 02 (dois) motoplanadores Superximango AMT 200 SO.
Sua área de atuação corresponde a todo o Estado da Bahia, que possui uma extensão territorial de 567.295,3 Km², o que corresponde a 6,64% do território nacional, divididos pelos seus 417 (quatrocentos e dezessete) municípios; suas regiões tão díspares e peculiares, indo da mata atlântica à caatinga; seu litoral, com aproximadamente 1.400 km de extensão; e sua população com cerca de 12.700.000 habitantes (destes, 2.700.000 só na Capital).
Redação CN * Informações ASCOM PMS