Atendendo a solicitação do prefeito de Valente, Ismael Ferreira, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-BA), está realizando na cidade um estudo que visa elaborar um projeto que tem por principal objetivo implantar diversos tipos de sinalização, redutores de velocidade e canalização dos principais cruzamentos de veículos a fim de reduzir acidentes e dar melhor segurança aos pedestres, além de adequar o tráfego de pessoas e automóveis às normas de trânsito vigentes no país.
Para o engenheiro civil especializado em engenharia do trânsito que está coordenando os trabalhos em Valente, Rafael Freire, toda solicitação ao DETRAN é sempre muito bem vinda. “Isso mostra a preocupação do gestor em desenvolver a cidade e preservar a integridade física da população local e visitantes oportunizando melhores condições de tráfego”, pontua Rafael Freire.
Ainda de acordo com o coordenador, o projeto ainda está em fase de levantamento de quais tipos de sinalização serão necessárias a cada local. “Nessa primeira etapa, nós estamos estudando se utilizaremos prismas e/ou quebra-molas, onde e em qual posicionamento serão as placas, se vai ser num poste de ferro, poste de luz elétrica ou ser vão ser colocados semipórticos, estamos levantando os bairros e povoados do município, pontos turísticos da cidade, pois, também serão indicados em placas, serviços (hospital e de escolas, por exemplo), ruas, praças e avenidas, locais de placas de advertência de redutores de velocidade, indicação de travessia de pedestres, etc. Em contato com o prefeito, tivemos informação de pelo menos cinco locais que oferecem grandes riscos à população, nós fomos lá, constatamos o perigo e já temos uma ideia, um pré-projeto do que será feito para tornar esses espaços seguros aos transeuntes”, informou o engenheiro.
As travessias que dão acessos à rodoviária, ao bairro Minação na entrada de quem vem de São Domingos para o centro da cidade, saída do bairro Petrolina onde está localizado o galpão da antiga Via Uno, o conhecido como ponto de Valilândia na saída para o aeroporto, a rodovia onde tem dois postos de combustível e o contorno na saída para Santa Luz, um em cada lado, são considerados os pontos mais críticos de cruzamento de veículos e são as prioridades do projeto.
Após a conclusão, o projeto será licitado junto ao governo estadual ou federal e, posteriormente, será dado início à sua execução.
Informações ASCOM PMV