Ao desembarcar sozinha no aeroporto de Salvador, por volta das 23h de segunda-feira,17,a baiana de Bom Jesus da Lapa, Ariane Carvalho, trouxe em sua bagagem duas medalhas do Mundial de Jiu-Jítsu, da etapa da Argentina disputada em Buenos Aires, organizada pela Federação Internacional de Jiu-Jítsu Desportivo – FIJJD. Na categoria Adulto Faixa Azul, Ariane conquistou a medalha de ouro, depois de bater uma anfitriã. Outra marca da atleta lapense, foi o terceiro lugar na categoria Absoluto (luta atletas de variados pesos de uma mesma faixa), tornando se a única brasileira a subir no pódio na competição, nessa categoria.
Depois de muito esforço para disputar a primeira etapa do mundial em Feira de Santana, onde levou a prata, Ariane conseguiu recurso com o poder público local e com os empresários da cidade, para embarcar a Buenos Aires, após viajar 12 horas de ônibus, de Bom Jesus da Lapa a Salvador.
Ela viajou sem o treinador, seu esposo Afrânio Carvalho. Ariane conta que passou por situações difíceis e agradece o apoio: “Mesmo com toda dificuldade enfrentada, em transporte, estadia, alimentação e clima (frio), só tenho a agradecer Deus e a todos pelo apoio. A prefeitura da minha cidade, minha equipe, meus amigos e familiares. Foi com muito esforço e superação que consegui trazer um ouro e um bronze para nossa Bahia e para o Brasil”, ressaltou.
O próximo desafio de Ariane Carvalho é a terceira etapa do Mundial, que será na Espanha, em outubro.
Histórico – Natural de Bom Jesus da Lapa, “capital baiana da fé”, Ariane Carvalho tem uma história de superação através do esporte. A bela e simpática estudante de Administração de 25 anos começou praticar Jiu-Jítsu aos 20 anos, após perder os pais, quando estava com 18. “Precisava de um esporte para me reabilitar e escolhi o jiu-jítsu.”, revelou.
Com sua faixa azul que segura o kimono rosa, a lutadora da equipe Corpo e Mente, já conseguiu vários títulos antes de chegar ao topo do pódio do Mundial, como o bicampeonato baiano, segundo e terceiro lugar do Brasileiro na Categoria Absoluto e o vice mundial na primeira etapa.
Ariane casou-se com o seu treinador, Afrânio Carvalho, que é educador físico e professor da Academia Predador. Apesar da pouca divulgação e da falta de apoio efetivo ao Jiu-Jítsu, em parceria com o esposo, ela pretende ampliar a academia para treinar e formar novos atletas em Bom Jesus da Lapa.
Texto e fotos (aeroporto): Teones Araújo