A deputada estadual Fátima Nunes (PT), participou no sábado (1º), de uma reunião do Diretório Estadual do PT no Hotel Fiesta, em Salvador, que aprovou resolução defendendo a aglutinação do conjunto de forças democráticas e progressistas para derrotar a direita e barrar a tentativa de avanço das “forças conservadoras que se opõem projeto nacional do partido.” Estes grupos, afirma o documento, tentam impor a agenda do retrocesso no país, por isso é fundamental impulsionar frentes nos municípios em defesa de mais democracia,mais direitos e mais desenvolvimento.
A resolução defende também a unidade interna, a mobilização nos territórios de identidade e o diálogo com a sociedade em defesa do projeto e fortalecimento do partido e conclama dirigentes e militantes a defender o que chamada de grande legado de conquistas sociais, de avanços democráticos e da afirmação da soberania nacional da era Lula/Dilma.”Estas ações devem ser colocadas na disputa da agenda local destacando também as mudanças no estado”, diz Fátima Nunes.
Outro ponto discutido é o diálogo com a sociedade nos municípios para implantação do Programa de Governo Participativo-PGP. O PT vai manter o diálogo com os partidos da base do governo Rui Costa para a construção do projeto na Bahia.
Nas conversas com os partidos da base, está incluída a disputa eleitoral de 2016. Neste aspecto o Diretório Estadual vai participar conjuntamente com os diretórios municipais petistas dos 35 maiores municípios, das discussões e decisões sobre candidaturas.
Também ficou definida a organização do Congresso da Juventude do PT como espaço estratégico no diálogo com a sociedade e na efetiva construção do projeto na juventude baiana.
No encontro, os presidentes nacional e estadual do partido,Rui Falcão e Everaldo Anunciação e o ministro da defesa Jaques Wagner, condenaram o atentado à sede do Instituto Lula e consideraram um crime fruto do ódio e intolerância estimulados por alguns veículos de comunicação e por setores de uma elite que não conformam com a melhoria de vida de quem mais precisa e com a derrota nas urnas.
Na reunião Fátima Nunee teve oportunidade de conversar com o ministro da Defesa e ex-governador Jaques Wagner sobre os municípios e garantiu empenho na concretização das determinações estabelecidas e publicadas na resolução, principalmente nos municípios que tem representatividade.
Com o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, ela falou sobre os avanços nesta área e estes projetos não podem ser interrompidos. “Vamos continuar lutando pelas cisternas, mais recursos do PRONAF, o PAA, Seguro Safra, enfim, avanços depois da era Lula, agora com Dilma, ou seja, a vida do povo mudou depois das gestões petistas”, falou a parlamentar.
Ela também conversou com o colega deputado estadual Rosemberg Pinto e federal,Afonso Florence, sobre as atividades a serem desenvolvidas nos municípios onde tem bases juntas, a exemplo de Valente. “O jeito petista de governar muda realmente a vida do povo e são vários os exemplo. Falei sobre a agricultura, mas posso citar o programa minha casa minha vida, luz para todos, a quantidade de alunos nas universidades, as novas universidades federal, repito, vou pra luta defender o grande legado de conquistas sociais, de avanços democráticos e da afirmação da soberania nacional da era Lula/Dilma”, concluiu.
Redação CN * fotos: assessoria parlamentar