Hoje, 04 de agosto, a partir das 17h,no Calçadão da Cultura (Praça do Centro Cultural),em Conceição do Coité-BA, vai acontecer o ‘capítulo final’ do Brasil com Argentina, um Intercâmbio Cultural, que tem como tema “A Arte de Tirar Som”, uma promoção do CPECC (Centro de Promoção da Educação, da Cultura e da Cidadania) em parceria com o DECULT (Departamento de Cultura) da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Coité.
“Nesta terça-feira, acontece o momento de encerramento desse importante espaço de integração entre nações, vivências culturas, partilha de artes, união de entidades, parcerias firmadas e envolvimentos de diversos públicos, nesse Projeto “A Arte de Tirar Som”. A grande atração é o arte-educador e percussionista Rodrigo Díaz, que veio de Córdoba-Argentina fazer Intercâmbio Cultural com brilhantes artistas de Conceição do Coité. Brasil com Argentina acontece, em nosso solo, em clima de festa e alegria, celebrando as experiências diversas vividas, nestes 05 dias de grande efervescência artístico-cultural, na cidade” avalia Fredson Costa um dos coordenadores do evento.
Para Perpétua Sampaio, secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, a grande mídia brasileira construiu a rivalidade em jogos de futebol Brasil X Argentina, “entretanto, em Conceição do Coité, o que se presenciou, nesses últimos cinco dias, foi um momento de união, sentimento de pertencimento à América Latina, troca de conhecimentos, vivências culturais. Tendo, desse modo, o jovem Rodrigo Díaz compartilhando o que trouxe na bagagem do humano-criativo e cultural para nosso solo coiteense, e os nossos artistas locais demonstrando com arte o nosso jeito de viver e ser sujeitos da cultura” falou com satisfação a secretária.
O Intercâmbio Cultural teve abertura no auditório Orquestra Santo Antonio, no dia 31 de julho. E o mês de Agosto começou, em Coité, com o brilho do arte-educador argentino Rodrigo Díaz, fazendo Workshop, no Ponto de Cultura do CPECC (Pampulha) e o calor de gente talentosa, embarcando na Arte de Tirar Som. Rodrigo Diaz demonstrou está bastante feliz por voltar, após 09 anos, a mergulhar, desta vez, mais profundo em águas coiteenses e saborear de um rico cardápio cultural coiteense.
Dia 02 de Agosto o Projeto Domingo Mágico abriu as portas para acolher o A Arte de Tirar Som, no Centro Cultural,em pleno final de tarde chuvosa e de vento frio. Mas de muito calor humano e riqueza das artes integradas coiteenses.
Dia 03, segunda-feira, o Roteiro Cultural do Intercâmbio Brasil com Argentina contemplou escolas, ONGs, deixando mensagens de vida, esperança, despertando talentos, alimentando sonhos e valorizando artes e saberes latino-americanos, com ênfase nos países dos artistas envolvidos, contextualizando com a realidade do sujeito coiteense.
Nesta terça-feira, 04, “a arte percussiva do Rodrigo Diaz, que dialogou com artistas coiteenses, alegrando corações dos públicos envolvidos, antes da despedida, vai visitar e fazer apresentações no Colégio Estadual Antonio Bahia. Salientou o Coordenador do CPECC, o jovem Saulo Cardoso.
Da Redação CN * com informações do Setor de Educomunicação do DECULT e do Comitê Organizador do evento – Fotos: Anísio Junior