A precaridade da BA 120 trecho Riachão do Jacuípe – Conceição do Coité levou um grupo de manifestantes a promover a interdição na manhã desta segunda-feira,03, próximo ao açude do Cedro, distante cerca de 5 km do centro de Riachão do Jacuípe.
O objetivo é chamar a atenção dos órgãos competentes para recuperar a estrada que se encontra praticamente intransitável. São trinta quilômetros de asfalto ligando as duas cidades, onde raramente se coloca a 5ª marcha, mas o trecho em pior condição de trafego corresponde os 14 km pertencentes ao município de Riachão, ou seja, trecho Riachão – distrito de Chapada.
No trecho Chapada a Coité a buraqueira é grande e nos 16 km existem pelo menos cinco pontos críticos, o pior deles próximo aos armazéns, 4 km do centro de Coité.
Havia informações que uma empresa se encontrava fazendo o tapa buraco no trecho Coité – Serrinha na BA 409 e tão logo concluísse pegaria este trecho interditado, mas o que se observa é um trabalho inacabado na BA 409 e nem sempre é visto a empresa no local. Vale ressaltar que o tapa buraco pode ser em vão, pois por onde o serviço passou na BA 409, menos de 2 meses a buraqueira está de volta em muitos locais. Tomando como base os locais tapados na BA 409 e que foram reabertos, pode se concluir que não vai resolver em nada esse tipo de paliativo, ou seja, a melhora só acontece com a reforma total.
Ainda sobre a BA 120, a Prefeitura de Riachão do Jacuípe vem mantendo com boa qualidade a estrada vicinal que liga o Distrito de Chapada ao açude do Cedro, o motorista trafega facilmente numa velocidade de 70 a 80 km, e deixa para trás mais de 10 km de buraco da rodovia, o condutor adianta bastante, mas ao pegar o asfalto vai se esbarrar no bloqueio.
A manifestação foi promovida pelo Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Riachão do Jacuípe e apoiado pelos motoristas de transportes alternativos, que em comum acordo com a Polícia Rodoviária Estadual resolveu suspender a manifestação e a pista foi liberada por volta das 08h50. Mas foi dito que, caso não haja uma solução em até dias, haverá novo bloqueio.
Redação CN