Uma missa de despedida foi celebrada na noite de domingo, 09, na igreja matriz de Conceição do Coité, pelo próprio padre Charles Santana Bastos, depois de dirigir a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição pelo período de seis anos e meio. A igreja ficou completamente lotada e muitos fiéis acompanharam a missa do lado de fora. Os padres Alexandre, Gugu, e seminaristas também participaram da celebração.
Era nítida a tristeza do pároco já no início da celebração, pois em onze anos de ordenação mais da metade do seu trabalho pastoral foi na paróquia de Conceição do Coité. Ainda na abertura ele agradeceu os fies das cidades de Retirolândia, Valente e São Domingos, pois antes de chegar a Conceição do Coité dirigia a Paróquia Sagrada Família que não ocasião abrangia as três cidades, de lá para cá Retirolândia se desmembrou com a criação da sua paróquia.
Segundo o religioso, cumpriu a sua missão neste período que esteve frente a paróquia, “a experiência que tive ultimamente celebrando nas comunidades, é que deu pra perceber que cumprir minha missão aqui em Conceição do Coité, apesar de algumas dificuldades, alguns problemas e provações que enfrentei, hoje, depois de seis anos e seis meses, saio de cabeça erguida, sobretudo pela construção do reino de Deus, que deixo nesta paróquia, como todos padres que passaram e também deixaram um pouquinho.” Disse.
O vigário falou que vê com alegria a maior participação dos fiéis, muitos que estavam afastados agora se encontram dentro da igreja e que também percebe as pessoas lhe agradecendo, pois depois de sua chegada aprenderam a perdoar, aprenderam a amar, valorizar mais sua vida, a sua fé, e sobretudo a viver mais a vida de oração.
Padre Charles disse que vai para uma missão de estudos em Roma que irá iniciar em outubro, segundo ele, há muitos anos já tinha feito esse pedido para o estudo teológico onde ficará por dois anos e agora surge essa oportunidade.
Trajetória na vida religiosa
Padre Charles que é natural da cidade de Santo Estevão, irá completar na próxima sexta-feira, dia 14, 11 anos de ordenação, viveu primeira experiência como seminarista, diácono e padre na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Araci, (1 ano e 4 meses) de onde saiu para a Paróquia Sagrada Família em Valente, São Domingos e Retirolândia, onde ficou por 4 anos e por último Coité.
O religioso a alguns anos vinha realizando os trabalhos pastorais em Coité junto com padre Alexandre Pinheiro, questionado se será ele (Alexandre) o próximo pároco, ele disse que não tem permissão e nem sabe a pretensão do bispo a quem dará posse como novo pároco.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas