A 26ª Semana da Cultura Evangélica de Conceição do Coité chegou ao fim na noite de sábado,12. Depois de muita oração e louvor que teve início no Povoado de Onça, Distrito de São João, Povoado de Santa Rosa e Distrito de Salgadália, na sexta e no sábado (11 e 12) a grande concentração aconteceu no Largo do Mercado Municipal, onde recebeu cerca de 15 mil pessoas nos dois dias da festa evangélica.
A noite de sexta-feira, 11, teve como pregador o pastor Willian Donizetti e o show gospel com André Valadão. Teve ainda a participação do músico coiteense Kaé Santana (veja como foi).
Na noite de sábado, teve o louvor com Kaé Santana e Banda Filhos da Irmã Maria, Banda HC liderada pelo cantor Adriano, Junior Neguebe da Igreja Comunidade das Nações, o consagrado cantor Regis Danese, e o pregador oficial, o coiteense Marcos César, pastor da Comunidade das Nações, em Brasília-DF.
Junior Neguebe apresentou um louvor bastante animado, dentro do seu estilo dançou e agitou a multidão, foi mais uma atração que se alguém chegasse sem saber que festa era aquela e não observasse a letra da música certamente pensaria se tratar de uma festa de rock, mas depois de observar a letra, o espaço sem barracas com venda de bebida alcoólica, não havendo policias circulando, ninguém com queixa de roubo de carteira ou celular, podia notar que se tratava de louvor moderno que vem atraindo a juventude.
A festa reuniu evangélicos e não evangélicos de várias cidades da região, pois, além de grande tradição, os evangélicos coiteenses são pioneiros no evento que tem sido sempre grandioso, e conta sempre com pregadores renomados e cantores que louvam e deixam a mensagem de fortalecimento da fé.
Assim foi Regis Danese que também fez uma apresentação mais voltada para turma jovem, e, auxiliado por um membro de sua equipe de produção transmitiu seu show ao vivo com duração de quase duas horas por um aplicativo de celular. Danese pregou a valorização da família e pediu que todos permitissem a presença de Deus nos seus lares.
Mas a principal música de Regis Danese, cuja letra é cantada por evangélico e não evangélico, “Entra na minha casa” só foi tocada no fim do show e Regis convidou Kaé Santana para fazer o dueto, acompanhados por milhares de vozes.
Avaliação de líderes evangélicos
O pastor Cléber Couto da Igreja Assembleia de Deus, avaliou como muito positivo o evento que segundo ele veio apenas confirmar aquilo que já faz parte da história desse evento, que contou com a participação popular maciça, cerca de 15 mil pessoas nos dois dias.
“É o papel da igreja evangélica na nossa sociedade, como somos, como pensamos, como nos comportamos, isso tudo coroado com louvor muito bonito, com músicas que trazem alegria ao coração. E o que me chamou atenção foi o evento pacifico, que não precisa de segurança pública, o hospital não precisa ficar de plantão por conta da festa, porque não vai aparecer ninguém agredido, nem precisando tomar glicose por ter consumido bebida alcoólica na festa, não precisa interferência nem a força policial, alucinação por droga, enfim são milhares de pessoas reunidas em paz, apenas para adorar e glorificar o nome do Senhor” disse pastor Cléber.
O Calila Noticias buscou também a avaliação do pastor Marcos César, ele que conduz a Igreja Comunidade das Nações em Brasília – DF, é coiteense e foi morar no Distrito Federal em 1989, lá formou-se em Contabilidade, Direito e possui empresa, mas considera como a grande realização exercer o ministério e ver a vida de pessoas transformadas.” Mas continua sendo o Cezinha de Coité, do coração, filho de Daniel (in memoria) do abatedouro Galo de Ouro, não mudou nada”, Garante.
Mas avaliando o evento, o pastor César afirmou como uma participação muito especial, satisfação muito grande está trazendo a palavra de Deus para sua cidade natal. “A gente tem declarado la em Brasília, o reino do céu sobre a terra, e eu acredito piamente que a cidade de Conceição do Coité, a partir desse evento vai começar a experimentar um pedaço do céu na terra, e pra mim, é uma alegria muito grande poder contar com a presença muito grande de pessoas e um amigo como você ( Raimundo Mascarenhas) num evento tão especial.
Marcos César falou também sobre o projeto Reviva, que consiste numa caravana formada por pastores e cantores de renome nacional que percorre o Brasil levando a mensagem de Deus. “ O projeto Reviva nasceu no coração de nosso irmão júnior e de sua esposa Carol, é um projeto pessoal que Deus colocou no coração dele, um empresário que investe bastante nesse projeto, que possui um caminhão usado para ir em lugares muitas vezes de difícil acesso e nós conseguimos levar educação, a palavra e a benção de Deus. Então foi algo que Deus apresentou para ele, na condição de pastor tenho apoiado e buscamos agora alcançar especificamente o Nordeste e estes artistas têm participado ativamente desse projeto, como aconteceu em Coité”, afirmou o pastor César.
Embora tenha sido coroada de êxito pelos organizadores, tiveram algumas pessoas evangélicas que divergiram, principalmente no que diz respeito aos cantores que se apresentaram. O louvor em ritmo muito badalado não agradou evangélicos mais conservadores, segundo eles, o louvor é importante mas faltou uma pregação mais envolvente e bíblia não esteve tão presente como em anos anteriores.
Um dos coordenadores do 26ª Festa da Cultura Evangélica usou o microfone após o show de Regis Danese para agradecer a presença de todos, das igrejas participantes, da Prefeitura Municipal, os pastores e pregadores, cantores e segundo ele foi realmente a maior festa dos últimos anos e tudo isso graças a coordenação geral da Ordem dos Ministros Evangélicos de Coité – OMEC.
[poll id=”142″]
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas