Desfile cívico em Conceição do Coité sempre foi grande marca e com destaque no estado da Bahia, perdurando até o fim da década de 80, quando os dois principais colégios Polivalente e Wercelêncio Calixto da Mota atraiam praticamente toda população para assistir ao desfile, onde cada Colégio com sua banda marcial puxava seu pelotão, até o momento de se encontrarem na avenida principal ou na Praça da igreja matriz onde promoviam verdadeiro espetáculo ao som dos instrumentos e coreografias.
No mesmo período todas as escolinhas particulares com destaque para O Pequeno Príncipe, Chapeuzinho Vermelho, CEC, Menino Jesus, e as extintas Bem Me Quer, Reino da Criança e Moderna também mandavam suas turmas para as ruas, já nos primeiros dias de setembro.
Mas com o passar do tempo essa tradição foi se perdendo, primeiro afetou os grandes colégios, depois as escolinhas infantis, eis que uma delas, com muita garra e dedicação se manteve firme graças ao espírito cívico de dois professores, o casal Gutemberg e Noelinda que, contando com a parceria dos pais de alunos continuaram firmes e graças ao Menino Jesus, o 7 de setembro jamais ficou sem atrair os olhares das pessoas, inclusive criando sua própria banda marcial. Neste 7 de setembro de 2015 lá estava o desfile da Escolinha Menino Jesus levando emoção ao centro da cidade.
Banda Marcial Escudeiros de Coité também contribuiu para manter o ritmo do 7 de setembro
Anos após o fim das bandas do Polivalente e Wercelêncio foi criada em Conceição do Coité a Banda Marcial Escudeiros de Coité – BMEC liderada pelo instrutor Carlos Barros, que nos 7 de setembro desfilava pelas ruas sem alunos marchando, mas servia para manter a tradição ao lado da Escolinha Menino Jesus. A qualidade do trabalho resultaram em convites para se apresentar em outras cidades em grandes encontros de bandas.
Filarmônica Genésio Boaventura
A Filarmônica Genésio Boaventura também possui grande tradição em atos cívicos na cidade de Conceição do Coité, e na data de 7 de setembro também se faz presente, assim como no aniversário da cidade em 7 de julho. Ao som destacado dos instrumentos de sopro, a Filarmônica Genésio Boaventura também contribuiu para retomada desse ato cívico.
Prefeitura vem resgatando o Dia da Pátria
A Prefeitura de Conceição do Coité na atual gestão tem contribuído para retomada do ato cívico que marcou história no Município. Ano passado promoveu um grande desfile envolvendo várias escolas municipais que acompanharam a Banda Marcial Escudeiros de Coité, e outras três Fanfarras vindas de Salvador e região metropolitana para abrilhantarem o grande ato. Este ano novamente a Prefeitura convidou as fanfarras e o evento foi considerado ainda maior.
Segundo o prefeito Francisco de Assis foram mais de 1.200 alunos envolvidos com o desfile organizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. Cada escola levou para as ruas uma temática, a exemplo dos poderes, caracterizados por alunos representado o Legislativo estadual com a figura dos coiteenses Alex da Piatã e Tom Araújo, seguido do municipal com os alunos representado cada vereador do município, e o poder executivo com a figura do prefeito, do vice e secretários, judiciário com um tribunal ambulante com a figuras de juiz e promotores.
Outra ala chamava a atenção para a força da mídia, o poder de transformação dos meios de comunicação na vida da população, o momento político de corrupção que o pais vive, entre outros.
Após percorrer todo centro comercial, o desfile foi encerrado no Largo do Mercado Municipal onde houve apresentação da banda marcial e das fanfarras, hasteamento das bandeiras e o canto do hino nacional.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas e Rayza Barros Mascarenhas