Uma concorrida convenção interpartidária aconteceu na manhã de domingo, 27, no auditório da Paróquia São João Batista, em Barrocas, reunindo filiados do Partido Progressista (PP), Partido da República (PR), Partido dos Trabalhadores (PT) Partido Social Democrático (PSD), Partido Verde (PV) e Partido Humanista Solidário ( PHS).
O evento politico praticamente serviu como ‘aquecimento’ para a campanha do ano que vem, já que contou com a presença de dezenas de pré- candidatos a vereador, ex-vereadores da formação da Câmara dos primeiros anos legislativos de Barrocas, a exemplo de Joaquim do Bom Gosto, Tinho de Lagoa da Cruz e seu filho Júlio, Sapinho, Banha, Betão, Pimba de Ziza, Brás, Zé Eides, Ceni, Gerson do Lavador, ex-vereador in memoria saudoso Abelardo representado pelo filho Aberlan e o ex-vice prefeito Joseval Mota. O ato politico contou ainda com a presença de quatro vereadores da atual legislatura, prefeito Almir Queiroz (PR), o vice Tita de Roque (PP), deputado estadual Alex da Piatã (PMDB) e João Bacelar deputado federal (PR).
O salão ficou completamente tomado por pessoas entusiasmadas e em apoio ao atual gestor e a pré-candidatura do vice-prefeito Tita de Roque ao cargo mais alto do executivo municipal.
Foi franqueada a palavra para Pimba de Ziza presidente do PSD, ele que discursou representando todos os ex-vereadores, em nome de todos os pré-candidatos a vereador usou da palavra Marcony, vereador Kekel falou em nome dos vereadores da situação na atual legislatura, vereador Gerinaldo do PT falou em nome do partido, Antônio presidente do PT falou pelos presidentes dos partidos envolvidos no ato e Joseval Mota que foi vice-prefeito nos primeiros oito anos da ré emancipação de Barrocas, considerado um dos grandes lutadores para se desmembrar Barrocas de Serrinha se fez presente e prometeu caminhar firme, ele que foi do Grupo Barrocas Livre que tem como principal líder o ex-prefeito Edilson Lima. No discurso deixou transparecer que pode formar a chapa com Tita na campanha de 2016, mas garantiu que muita gente tem capacidade para ocupar tal cargo.
O deputado Alex da Piatã é do PMDB, seu partido não estava naquela relação, mas seu nome está sendo cogitado por um daqueles seis que participaram da convenção interpartidária, pois ele pode deixar o PMDB. Alex elogiou o trabalho de Almir prefeito da cidade e sua forma humilde como conduz sua vida. Segundo Alex, Almir cumpre a risca o que pede os ensinamentos cristãos, quando fala se alguém bate a tua face esquerda que dê também a direita, e abraça cada um de forma muito humilde e não vive a denegrir ninguém.” E é esse espírito público Almir que você construiu a liderança que faz com que eventos como esse tenha uma grande participação popular, faltando tanto tempo para as eleições. Mas esse povo está aqui reconhecendo o trabalho que você tem feito nos últimos anos”, disse Alex.
João Bacelar tem um discurso sempre muito vibrante e as vezes ‘agressivo’ e no ato da convenção de Barrocas ele usou os dois tons, vibrante ao falar da boa relação com o Município de Barrocas, de modo especial com o prefeito Almir que é do seu partido, do vice Tita que ele garantiu que será o próximo prefeito do município, a boa relação com os vereadores e chamou um a um pelo nome e os benefícios que chegaram para Barrocas através de seu trabalho juntos aos governos federal e estadual.
Jonga como também é conhecido foi agressivo ao citar o ex- presidente do seu partido César Borges afirmando que ele queria trair Barrocas entregando o PR ao adversário. Bacelar disse que ‘comprou a briga’ e não aceitou que o presidente fizesse aquilo “e eu disse ao César que como dirigente partidário ele era muito fraco politicamente, pois tudo que conquistou na vida pública foi graças a Antônio Carlos Magalhães, que fez ele deputado estadual, secretário, vice-governador, governador e senador, depois traiu ACM e queria trair Barrocas, querendo entregar o 22 ao outro grupo que foi derrotado, que achava que aqui era um curral eleitoral, e eu fui bravamente contra o presidente do partido e disse a ele, se aquele momento ele conduzisse o nosso partido, para o outro lado, do coronelismo, da opressão, eu iria me rebelar e sairia do partido que sempre fui filiado. Ai Almir começou a história de sua reeleição, do Tita e dos vereadores”, afirmou.
Tita de Roque atual vice é tido como o provável precandidato do grupo liderado por Almir, ele iniciou seu discurso falando do seu pai Roque e sua mãe Clarice ambos falecidos, com os quais aprendeu a fazer politica, inclusive fazendo oposição ao governo quando vereador durante 8 anos, segundo ele sempre combatendo a mal aplicação dos recursos públicos e as vantagens ilícitas.
Tita garantiu que tem recebido de 50 a 60 pessoas diariamente em sua casa em busca de solução de algum tipo de problema e ele acolhe, porque toda vida foi assim a sua casa onde a porta nunca se fecha. Tita garante que sendo candidato e se elegendo vai levar mais educação e segurança para Barrocas, afirmou que tem um segundo pai que é o vice governador João Leão líder do seu partido que tem compromisso com Barrocas.
O prefeito Almir de Maciel foi o último a discursar e como falou Alex da Piatã, ao iniciar já dizia que não iria atacar a ninguém, mas não deixou de ‘alfinetar’ os adversários quando falam que ele não faz nada pelo município, ai citou as principais conquistas como o asfalto de Barrocas para Serrinha, a duplicação da sede até o bairro Santa Rosa, varios beneficios para a agricultura familiar a exemplo de cisternas que foi universalizada em todo município.
Almir falou da dificuldade que o Brasil a Bahia e Barrocas vêm enfrentado e pediu paciência aos munícipes, pois existe uma lei muito rigorosa que e a de responsabilidade fiscal, que acaba prejudicando um governo até mesmo por aplicar os recursos em prol do povo. Segundo Almir sua principal meta sempre foi atender as demandas do povo e tem conquistado junto ao Governo, junto ao Consisal e enquanto eles ficam mentido que não estamos trabalhando as pessoas que estão sendo beneficiadas, sabem do nosso esforço para trazer obras para Barrocas”, garantiu.
Redação CN