A cidade de Serrinha no território do sisal, foi a 12ª da Bahia a receber o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF). O ato público na manhã de quarta-feira,16, contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural Jeronimo Rodrigues, gestores de autarquias vinculadas a SDR, prefeitos de quase todos municípios do território do sisal, deputados estaduais Gika Lopes e Fátima Nunes e lideres de diversos movimentos sociais. Após o descerramento da placa inaugural, todos participantes se dirigiram até onde foi montada a estrutura para os discursos e assinatura de adesões.
Quem esteve presente no ato, ficou sabendo que o SETAF tem como finalidade articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos. A unidade vai atender mais de 58 mil famílias de agricultores do Território de Identidade do Sisal. Este é o décimo segundo dos 27 SETAFs que serão implantados em toda a Bahia.
Os SETAFs são compostos por equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR. A expectativa é que outros órgãos do governo também integrem os SETAFs.
De acordo com Jerônimo Rodrigues, o SETAF é o lugar para se organizar as políticas públicas e vai segurar ainda mais o homem no campo diminuindo a preocupação do êxodo rural, pois, segundo ele, tem credito, assistência técnica, tem agroindústria, ‘e isto tem que juntar para dirigir num caminho só. “Imagine se você chega numa comunidade, ai a gente presta um serviço de assistência técnica em uma comunidade e agro industria em outra, não vai andar bem, então o setaf é pra gente olhar de cima da floresta e ver os 20 municípios, no caso aqui do sisal. E o que a gente quer no segundo momento é sentar com os prefeitos, e fortalecer a relação da prefeitura, animar o processo, vitaminar. Porque não adianta a gente sair de Teofilândia ou Araci por exemplo, para ser atendido aqui (Serrinha) pra tirar um documento, é la no município que deve ser feito, mas é preciso que o prefeito tenha disposição para colocar a equipe para puder cuidar, conosco na parceria, com sindicato, com associação.”, explicou o secretário.
O prefeito de Serrinha, presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento do Território do Sisal – CONSISAL e da Federação dos Consórcios – FECBAHIA, Osni Cardoso, foi citado pelo titular da SDR como um gestor que tem promovido grandes transformações a nível local e também regional com seu olhar empreendedor.
Na ocasião, Osni Cardoso reafirmou seu compromisso com a população, inclusive a rural, pontuando ações concretas que vem levando qualidade de vida para o homem do campo. “Temos nos empenhado para transformar a vida das pessoas e a SETAF inaugura um novo momento para a agricultura familiar”. Pontuou.
O deputado estadual Gika Lopes (PT) parabenizou a iniciativa do Governo da Bahia pela implantação dos SETAFS, segundo ele, está sendo feito justiça com os produtores rurais responsáveis por levar alimento pra mesa de todas classes sociais. Sou um dos coordenadores da sub comissão da agricultura familiar na Assembleia Legislativa da Bahia, e como estão sendo implantados esses SETAFs vou ficar atento e quando necessário fazer as cobranças junto ao governo para garantir o bem estar dos produtores.” Garantiu o parlamentar.
A deputada Fátima Nunes disse que atua do sertão ao litoral em busca de melhorias sobretudo do homem do campo, em seu discurso fez questão de comentar a vida difícil da sua adolescência na cidade de Paripiranga na Divisa com estado de Sergipe, depois foi morar em Cícero Dantas, na mesma região e sabe contar o que foi a vida de sofrimento e as mudanças. “São mais de trinta anos nessa luta, pela água e pela terra, no mandato de deputada estadual sempre cobrando também a melhoria das estradas, e a partir do governo do presidente Lula, com o governador Wagner e agora com Rui, eu vi muitas das nossas aspirações serem realizadas, praticamente já alcançamos a universalização da água, com o programa de construção de cisternas. Então, um dia como hoje quando se implanta o Serviço
Territorial de Apoio à Agricultura Familiar, reforço aquele sentimento de que valeu a pena a luta.” afirmou a deputada.
O prefeito de Santaluz Zenon Nunes (Zenonzinho) esteve em Serrinha na inauguração do SETAF e parabenizou a iniciativa do governo, segundo ele, no momento de crise deve ser criado alternativas para poder dar uma sobrevida para os agricultores dos municípios que são tão afetados, com esse contexto difícil que o pais atravessa, “e a instalação do setaf para a nossa região do sisal que é a mais importante da agricultura no estado da Bahia, temos que internalizar isso e colocar em nossos municípios, melhorias com investimentos, apesar da crise, como o governo está nos oferecendo e incentivar os produtores e novos criadores pra que a gente possa dinamizar esse seguimento importante da economia e criar uma alternativa de subsistência para as famílias” disse o prefeito Luzense, gestor de um dos maiores municípios em extensão territorial do território do sisal.
Adesão – Os SETAFs irão atuar de forma articulada com o Serviço Municipal de Apoio a Agricultura Familiar (SEMAF), que serão implantados, pelas prefeituras que tiverem interesse, nos municípios baianos.