A Câmara Municipal de Pintadas em sessão ordinária na noite de terça-feira, 1º, com a presença de todos vereadores, do vice-prefeito Carlos Alberto e boa participação de público, inclusive da faixa etária envolvida no projeto, aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 419 de 11 de agosto, que “Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal da Juventude – CMJ”, que servirá de mecanismo de debate e inserção de novas políticas voltadas para o fortalecimento dos jovens pintadenses.
Um dos grandes incentivadores do Projeto foi o próprio presidente da Câmara, Sandoval Machado que acredita na inserção de toda juventude do município no Conselho, para que haja grande desenvolvimento, e que os jovens criem mais interesses nas políticas públicas no Município e em todo país.
“Era esperado a aprovação desse projeto por todos vereadores, e sempre essa casa tem a harmonia com o executivo e os projetos que vêm a beneficiar a comunidade a gente tem sido grato, os colegas vereadores sempre têm a compreensão de votar todos os projetos encaminhados pelo executivo”, garantiu o presidente.
Sandoval Machado garante que a unanimidade não foi só da Câmara, segundo ele, esse desejo era de toda sociedade e do próprio executivo, mas atribuiu como um grande motivador e pessoa que levou as discussões desde o inicio, ao vice-prefeito Carlos Alberto, que não perdeu a oportunidade de acompanhar os trabalhos na noite de terça-feira. “O vice-prefeito se envolveu muito, considero peça fundamental na criação desse projeto, também a igreja católica, sindicatos, secretaria de educação, esses citados foram os que mais se envolveram para criação do Conselho Municipal da juventude,” afirmou o presidente do Legislativo.
O vice-prefeito Carlos Alberto comemorou e agradeceu a todos vereadores pela compreensão da necessidade da criação do CMJ, quanto a sua participação como um dos mentores do Projeto, disse que este é seu papel como representante do executivo “me colocando a disposição da sociedade de Pintadas, no caso específico dos jovens de pintadas, comunidade juvenil e dizer que o próximo passo agora é a sanção da lei pelo executivo, depois a constituição de quem serão os representantes do seguimento, e vamos investir em formação e capacitação para este conselho, para que ele de fato seja colaborador e agente da política de desenvolvimento para a juventude aqui no nosso município”, afirmou o vice-prefeito.
Segundo Carlos Alberto a necessidade da criação do CMJ foi ao perceber que existe na esfera federal um órgão ligado ao gabinete da presidência que discute políticas de juventude, é o caso da Secretaria Nacional da Juventude – SNJ, na Bahia também existe o setor da juventude ligado ao Governo do Estado, “e os conselhos, tanto nacional quanto estadual da juventude, puxaram recentemente as conferências municipais. Vai acontecer a conferência estadual, mas no caso aqui da bacia do jacuípe, vai ter primeiro a conferência territorial da juventude, para em seguida a estadual e ano que vem, a conferência nacional, e a orientação dos dois conselhos tanto estadual como nacional é para que os municípios se organizem com essa ferramenta que é a criação dos conselhos e nós não dormimos no ponto, e imediatamente começamos a discutir o assunto, quero agradecer ao prefeito Curujão, que logo mandou para Câmara o projeto de lei e foi aprovado por unanimidade”. Finalizou o vice-prefeito.
Conforme pôde ser notado, o projeto é de interesse geral e deverá se sancionado nos próximos 15 dias pelo prefeito Edenivaldo Ferreira Mendes (PT) conhecido por “Curujão”.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas