Representantes políticos de várias regiões da Bahia e uma grande representação da capital do estado lotaram na manhã de segunda-feira (14), o auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo, em Salvador, onde aconteceu o 1º Encontro Estadual do Partido Social Democrático da Bahia (PSD) de 2015.
O evento teve a participação do deputado federal Guilherme Campos, de São Paulo, ex-líder do PSD na Câmara e está assumindo interinamente a função de presidente nacional do partido devido ao licenciamento do ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que assumiu o Ministério das Cidades, senador Otto Alencar presidente estadual do partido, deputados federais: Fernando Torres, José Carlos Araújo, José Nunes, Paulo Magalhães e Sérgio Brito. Estaduais: Adolfo Meneses, Ângela Souza, Ângelo Coronel, Carlos Ubaldino, Ivana Bastos, Robério Oliveira e Rogério Andrade governador Rui Costa (PT) e Marcelo Nilo presidente da Assembleia Legislativa, além de vereadores, prefeitos, e lideranças do partido no Estado.
Na oportunidade, foi anunciada a nova Comissão Provisória do Município de Salvador, que tem como presidente o deputado federal Sérgio Brito. em substituição ao deputado estadual Alan Sanches. Sérgio Brito lembrou que foi vereador da capital no período que o governador Rui Costa também exercia o mandato no legislativo municipal e sabe da sua preocupação pela melhoria de vida dos soteropolitanos e falou sobre o projeto do partido para Salvador que é participar com muita efetividade dos problemas locais e propor soluções.
Durante a cerimônia, também aconteceu o lançamento do PSD Mulher e no ato da cerimônia Otto e Guilherme empossaram a deputada estadual Ivana Bastos a primeira presidente, e tem como objetivo fortalecer a ala feminina do partido.
O PSD elegeu em 2012, 72 prefeitos, 50 vice-prefeitos e 557 vereadores e em 2014 conseguiu eleger 08 deputados estadual, obtendo a 2ª maior bancada no estado na ALBA e 05 deputados federal. “Os números não negam e demonstram, incontestavelmente, que o nosso partido veio para fazer a diferença e contribuir no desenvolvimento socioeconômico do Brasil, haja vista a sua consolidação como segunda força política no estado e o maior número de prefeitos nos próximos anos”, deputado José Carlos Araújo (BA) coordenador da bancada da Bahia no Congresso Nacional.
O presidente nacional fez um discurso bastante técnico, mas arrancou aplausos quando disse que o PSD foi pensado em São Paulo, mas nasceu na Bahia.” Assim como o Brasil foi descoberto na Bahia, o PSD também surgiu na Bahia”, falou com muito entusiasmo.
O senador Otto Alencar, presidente estadual do partido, considerou o encontro muito importante para o PSD. “Desde que surgiu, o PSD já se tornou a segunda maior força na política da Bahia ao reunir os integrantes do partido em um encontro como esse é muito importante. Os baianos acreditam e apoiam os representantes do partido e isso só aumenta a nossa vontade de fazer cada vez mais pelo nosso Estado e pelo Brasil”, falou o senador baiano.
Alencar disse também que o partido trabalha com o projeto de expansão do número de prefeituras nas eleições de 2016 e lembrou que fez várias alianças em 2010, em 2014, e que a ideia é crescer “para que todos os partidos possam crescer também. Crescer sem atrapalhar o crescimento dos outros”, explicou o líder maior do PSD. “Não estamos trabalhando para concorrência com os aliados, mas para aumentar estrutura do estado”, continuou.
Segundo Otto, a preferência é fazer aliança com os partidos da base do governador da Bahia, Rui Costa. Ele ainda alfinetou aqueles que mudam de lado em momentos de crise. “É na hora da dificuldade que você conhece o amigo. Eu seria uma pessoa que não estava nas minhas faculdades mentais normais se não apoiasse o governo. Vou apoiar o governo Rui até o último momento e o governo Dilma pra sair da crise. A nossa aliança é formada e eu não quero atropelar isso”, concluiu.
Durante o encontro, o senador Otto Alencar chamou atenção para a necessidade de revitalização do Rio São Francisco. Ele disse que se nada for feito nesse sentido, o próximo presidente do Brasil terá que colocar uma placa: “Aqui Jaz o Rio São Francisco”.
A revitalização do São Francisco tem sido a principal bandeira de luta de Otto, inclusive foi distribuída no encontro uma revista do partido, cuja capa tem a fotografia do senador baiano e de fundo o “velho Chico” que Otto disse ter inspirado os poetas nordestinos em sua canções, com destaue para Luiz Gonzaga, quando no refrão da múscica tinha o seguinte verso: Riacho do Navio, Corre pro Pajeú, o rio Pajeú vai despejar no São Francisco, o rio São Francisco Vai bater no mei’ do mar “. Otto demonstrou muita preocupação quando disse ao público presente que o Riacho do Navio secou, o Pajeú também secou e está vendo acontecer o mesmo com o São Francisco se não houver uma união de força de todos.
O governador Rui Costa, que também esteve presente no encontro, ressaltou o vínculo com Otto Alencar, afirmando que, além de aliado, o senador é seu amigo. “O segredo da nova política é fazer uma parceria onde todos (os partidos) cresçam juntos. Quero cultivar isso”, afirmou.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas