O município de Araci, situado no território do sisal, foi contemplado com mais duas cisternas de polietileno, através de uma parceria com o Governo Federal, para ajudar a população no combate à seca e 50 barracas padronizadas para os feirantes do município.
Na manhã desta segunda-feira, 05, um grande ato foi realizado para entrega dos benefícios na Praça Nossa Senhora da Conceição e contou com a presença do prefeito Antonio Carvalho da Silva Neto (PDT), Wilson Dias, diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento Regional (CAR), vice-prefeita Keinha, vereadores da base aliada, secretários municipais, lideranças comunitárias e agricultores dos diversos povoados e distritos.
Wilson Dias disse ao Calila Noticias que sua presença em Araci foi para assinar ordem de serviço para as instalações destas cisternas, cujo investimento é superior a R$ 12 milhões e as barracas de feiras, onde foram investidos R$ 50 mil.
Wilson falou também sobre a reforma do mercado e pediu a Misael Cunha, presidente da Associação das Feiras, que cadastrasse os feirantes naturais de Araci que ainda não foram beneficiados e até o final do ano liberaria mais 30 barracas. O ponto maior da sua visita, considerado por ele, foi à criação de uma central das Águas, que vai atenderá 64 localidades do município de Araci e da sede do município de Tucano, beneficiando mais de 34 mil moradores. “Isso vai nos ajudar a levar água para as diversas comunidades rurais e criaremos uma espécie de EMBASA rural que irá tratar do abastecimento hídrico da zona rural”, externou Wilson Dias.
As cisternas em polietileno foram desenvolvidas com de alta resistência, é econômica, de fácil instalação e pode ser enterrada com contenção. Todos os painéis onde são feitos a instalação hidráulica, ficam no centro do produto e bem próximos à boca de inspeção, facilitando o acesso e a manutenção e permite o armazenamento de água de chuva, ou água potável, e já vem com um adaptador flange de saída instalado. Segundo Wilson, o que o governo tem feito é a instalação das cisternas com capacidade de 16m³. d’água para passar um ano, mas são insuficiente e emergencial.
“Com a central das águas vamos fazer novos investimentos, concluir o projeto Araci Norte e diferentes sistemas de adutoras e levar água a quem necessita”, concluiu.
O prefeito Silva Neto (PDT) disse que ficou feliz com mais essa ação do governo e que o município está avançando no relacionamento com o governo do estado e garantiu já tem uma parceira longa de política, mas de questão tem que aprimorar muito mais.
Sobre a crise que assola o país, Silva Neto falou da dificuldade para manter um Araci, que além da sede, tem 100 comunidades rurais e garantiu continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida do povo. O prefeito destacou as ações na zona rural para garantir o homem e mulher em suas comunidades e nos anos 2013/14, foram construídas 1.190 cisternas e já começaram a construção de mais 1.400.
Em 32 meses de gestão,segundo o gestor foram distribuídos 19.200 caminhões pipas e 3.500 agricultores foram beneficiados com o seguro safra. “Lembro a vocês do CN que criamos o programa Terra Planta e aramos mais de sete mil tarefas de terras, além da distribuição de sementes de milho, feijão e manaiba”, falou Silva Neto.
Ele listou uma série de comunidades aonde chegou água encanada através de sistema de abastecimento e limpou dois poços artesianos e todas as 400 barragens públicas do município. “Preparamos o município para enfrentar a próxima seca”, concluiu.
Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas