Um evento bastante concorrido na manhã desta sexta-feira, 16, na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba- CODEVASF, em Juazeiro-BA, marcou a posse de José Hailton Carneiro de Oliveira, na Superintendência do órgão federal vinculado ao Ministério da Integração Nacional.
José Hailton assume a Superintendência da 6ª Região, uma pasta de grande importância que vive um momento difícil pela situação econômica do país a pela crise do baixo volume d’água do Rio São Francisco, comprometendo bastante o abastecimento das cidades por ele banhadas.
No ato de posse que contou com a presença do presidente nacional da estatal Felipe Mendes, deputado federal Mário Negromonte Junior, responsável pela indicação de Zé Hailton para o cargo, deputados estaduais Alex da Piatã (PMDB), Crisóstomo Lima (Zó do PCdoB)) e Eduardo Salles (PP) ; prefeitos de vários municípios, com destaque especial para o anfitrião Isaac Carvalho (PCdoB) e de Santaluz Zenon Nunes (PSD). Todos que usaram da palavra enfatizaram o problema que o rio vem passado e houve uma preocupação unânime em unir forças para ajudar solucionar esse difícil problema.
Autoridades políticas das cidades baianas de Rodelas, Santaluz, Paulo Afonso, Glória, Sobradinho, Juazeiro, Chorrochó, Abaré, Ponto Novo, Casa Nova, Macururé, Curaçá, Pilão Arcado e da cidade pernambucana de Petrolina também participaram do ato. Da terra do superintendente pelo menos 20 pessoas, entre vereadores, ex-prefeitos Junior do Max e Donga, e familiares de José Hailton.
O presidente Felipe Mendes disse que veio a Juazeiro também com a finalidade de conhecer os problemas que estão acontecendo na região, irá passar três dias visitando o vale do São Francisco na 6ª Região, conhecerá o perímetro irrigado de Pedra Branca em Abaré, Rodelas e Glória, além de participar de um ato em Paulo Afonso.O presidente falou da preocupação da presidente Dilma sobre a questão hídrica e ouviu atentamente os discursos.
José Hailton Carneiro, que assume o lugar de Alaor Grangeon, disse que aceitou a direção da empresa com a responsabilidade de contribuir para a solução de problemas respeitando as peculiaridades de cada área. “Sei que conto com o apoio de um quadro de funcionários técnicos capacitados e espero continuar com o brilhante trabalho desenvolvido pela Codevasf durante todos esses anos de existência”, concluiu.
VEJA O DISCURSO DO SUPERINTENDENTE
Parlamentares e prefeito prometem unir forças em prol de uma grande gestão de Zé Hailton
Mário Junior em seu pronunciamento disse que a palavra de ordem é Humildade e com muita dedicação e trabalho duro para superar a crise hídrica que assola os irrigantes e o velho chico. O parlamentar chegou a se emocionar e interromper o discurso por contar a dificuldade que tem visto em todo Vale do São Francisco, segundo ele, conhece de perto a vida das pessoas que dependem do rio, pois nasceu em Glória, município vizinho a Paulo Afonso, banhado pelo rio e desde criança acompanha de perto tudo que gira em torno do mesmo.
“Vamos lutar para a consolidação das emendas da bancada federal baiana que visam destinar 300 milhões para a revitalização do São Francisco e 30 milhões para que a CODEVASF possa elaborar e realizar projetos. Vamos tentar convencer o relator do orçamento o deputado Ricardo Barros”, afirmou o parlamentar.
Sobre José Hailton disse que poderia ter escolhido alguém de Juazeiro ou Paulo Afonso, mas resolveu apostar numa pessoa que ele sabe da capacidade, mesmo não sendo morador de cidade ribeirinha, mas ele tem uma importância muito grande e representa bem o partido e não tem duvida que com o apoio de todos Zé Hailton vai realizar um grande trabalho.Lembrou das funções exercidas na vida pública pelo novo superintendente e afirmou também que já conversou com ele e pediu que dê tratamento igual a todos municípios vinculados a CODEVASF.
O deputado estadual e agrônomo Eduardo Salles (PP) falou com propriedade o assunto, pois afirmou ao presidente da CODEVASF Felipe Mendes, conhecer de perto a situação de cada município do perímetro irrigado, lembrou das dificuldades e aproveitou para falar da cobrança da bandeira vermelha imposta pela presidência da república que precisa ser suspensa segundo ele.
“Precisamos, apesar das dificuldades econômicas impostas pela crise, debater os problemas do presente, mas não devemos esquecer os projetos futuros do Vale do São Francisco. O Lago de Sobradinho, terceiro maior lago artificial do mundo, está neste momento com apenas 6,5% de sua capacidade, o menor desde 2001, o que coloca em risco 1,2 milhão de empregos ligados à fruticultura. Tenho que certeza que José Hailton, com formação em Administração e Gestão Ambiental, pode seguir o belo trabalho exercido por Alaor Grangeon.” Afirmou Salles
O parlamentar alertou a Felipe Mendes, mais uma vez, da necessidade da compra dos flutuantes (equipamentos que vão bombear água quando o Lago de Sobradinho chegar ao volume morto), falou também do risco de abandonar desmamando os agricultores dos perímetros irrigados ligados a Chesf ( Pedra Branca, Rodelas e Glória) à própria sorte ( já que as adutoras ao longo dos anos viraram peneiras, os sistemas de irrigação estão obsoletos e os sistemas de bombeamento sem condições), “pedi ajuda também em relação ao equívoco absurdo da cobrança da bandeira vermelha na conta de energia dos agricultores” finalizou o parlamentar.
Eduardo Salles cumpre agenda ao lado do deputado federal Mário Júnior e do presidente da CODEVASF neste sábado (17) visitando o Perímetro Irrigado de Pedra Branca, em Curaçá.
O deputado Alex da Piatã demonstrou preocupação com o semiárido e com os recursos limitados, ” Para avançar tem que trazer o desenvolvimento para o semi árido”.Disse chamando a atenção porque segundo ele o desenvolvimento está concentrado na região metropolitana, e entende que isso tem que ser interiorizado. Alex lembrou também da preocupação do senador Otto Alencar com o São Francisco e disse que todos devem se unir para não deixar que o pior aconteça.
Sobre a nova missão de José Hailton, Alex disse ao Calila Noticias que o apoio que recebeu já na posse tem tudo para fazer boa gestão, citou o exemplo da grande quantidade de conterrâneo, expressivas lideranças como o prefeito Zenonzinho, ex-prefeito Junior do Max, Câmara Municipal com sua base aliada sob a liderança do presidente Jeová, familiares inclusive o filho Marcinho da CLN, lideranças dos municípios ribeirinhos que já o conhecia e acreditam em seu potencial e acima de tudo a equipe de trabalho da CODEVASF.
Em seu discurso de boas-vindas ao novo gestor, Zó relembrou ações importantes desenvolvidas pela empresa no Vale do São Francisco. “A implementação dos projetos irrigados ajudaram a alavancar a região na produção agrícola fazendo com que o vale se tornasse um polo, na produção e exportação de frutas,” avaliou.
Aproveitando o momento, o deputado pleiteou do novo gestor, algumas demandas para a região. “Precisamos implantar projetos pilotos de irrigação em outras cidades como Pilão Arcado e Remanso e revitalizar os já existentes como em Casa Nova, Sento Sé e Sobradinho”, afirmou. Zó também cobrou a troca do modelo de irrigação utilizado nos perímetros irrigados da Bahia, pelo sistema de microaspersão e gotejamento permitindo assim, uma maior economia de água e aumento da produtividade. O parlamentar finalizou o seu discurso chamando atenção para o Rio São Francisco e a sua preservação.
O prefeito de Santaluz Zenonzinho disse que é com muito orgulho que o município cede um filho da terra para conduzir essa missão difícil em relação ao contexto econômico nacional que afeta a relação e o exercício da Codevasf, “mas a gente fica feliz, e consciente que Zé tem os atributos expressivos para poder assumir essa missão e vai se dedicar e se doar para realizar um grande trabalho. Eu vou encabeçar uma luta para que a gente possa está mobilizando os deputados da nossa região para agregar a bacia do Itapicuru a superintendência da CODEVASF, ai nós teríamos alguns municípios da nossa região sendo geridos por uma pessoa que tem um conhecimento local com uma sensibilidade maior para poder também ajudar os nossos municípios”, afirmou Zenonzinho.
Quanto ao substituto de Zé Hailton o prefeito disse que no momento não deverá nomear ninguém, até pela situação difícil com a queda de receita.
Quem é novo superintendente?
José Hailton de Oliveira Carneiro, tem 62 anos e é natural da cidade de Santa Luz, no nordeste baiano. É formado em administração de empresas com pós-graduação em gestão ambiental. É funcionário licenciado da secretaria de agricultura do estado, onde atua há 32 anos. Foi vereador por três vezes, além de já ter ocupado o cargo de secretário de agricultura e meio ambiente da prefeitura de Santa Luz. Ultimamente desempenhava funções na secretaria de relações institucionais do município de Santa Luz.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas