O ex-presidente Lula (PT) justificou, nesta terça-feira (13) as pedaladas fiscais realizadas pelo governo Dilma Rousseff (PT) em 2014. Em discurso no 1º Congresso do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), em São Bernardo do Campo.
Lula disse que as irregularidades foram cometidas para honrar pagamentos de programas sociais. “Eu agora estou vendo a Dilma ser atacada por culpa de umas pedaladas. Eu não conheço o processo, não li. Mas uma coisa, Patrus, que vocês têm que dizer é que talvez a Dilma, em algum momento, tenha deixado de repassar dinheiro do Orçamento para a Caixa [Econômica Federal] ou não sei pra quem por conta de algumas coisas que ela tinha que pagar e não tinha dinheiro. E quais eram as coisas que a Dilma tinha que pagar? Ela fez as pedaladas para pagar o Bolsa Família. Ela fez as pedaladas para pagar o Minha Casa, Minha Vida”, disse Lula, de acordo com a Folha. Ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o petista aproveitou para criticar a oposição. “Perdi três eleições neste país. Três. Voltava para casa e, como diria o velho [Leonel] Brizola, ia lamber minhas feridas. Eles governavam com a maior tranquilidade. Agora, eles perderam a quarta [eleição]. E eles não se conformam de ter perdido. Ao invés de esperar a quinta, eles não saíram do palanque, e deveriam criar vergonha, porque é importante que eles deixassem a Dilma governar este país”, alfinetou.
Ainda durante discurso, Lula destacou os programas sociais e lembrou do Fome Zero, primeiro programa social lançado em seu governo, em 2003, e base para a criação do Bolsa Família. O ProUni e o Fies foram mencionados como exemplos de diminuição da desigualdade no país.
Bahia Notícias