A equipe do Calila Noticias esteve recentemente na Conferencia Estadual do PCdoB, na oportunidade aconteceu a eleição da nova direção do partido, sendo eleito como presidente o deputado federal, Davidson Magalhães, e constatou a presença de muitos líderes sindicais rurais.
Segundo o secretário de Finanças da Federação na Agricultura do Estado da Bahia – FETAG José Antônio, mais conhecido por “Zé Doutor”, o fato de dirigentes sindicais do meio rural, quase que a maioria, serem filiados ao PCdoB, é pela afinidade com a FETAG e boa parte dos seus diretores que são filiados ao partido, e isso reflete nos Sindicatos.“Ainda que tímido em alguns lugares, mas com o compromisso de mudarem essa sociedade e que todos tenham melhores condições de vida e não meia dúzia de pessoas”, falou Zé Doutor.
O secretário disse também que a FETAG não é ‘sangue puro’ do PCdoB, que trabalha também com pessoas filiadas a outros partidos, que a tendência comunista cresceu depois de vencer uma chapa formada por outro partido, que não citou qual, dai em diante se formou um grupo com maioria comunista que vem administrando a entidade.
Zé Doutor afirma ser filiado ao PCdoB há 40 anos, exatamente quando tinha 18 anos e desde esta época já lutava pela terra e hoje está muito satisfeito com a qualidade de vida das pessoas e “isto se deve a luta, também, do PCdoB”, concluiu.
De acordo com o atual presidente da entidade, Cláudio Bastos, vem sendo dialogado com o movimento sindical, em especial dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, colocando nomes a disposição com esse projeto que se preocupa com a qualidade de vida do povo, tanto no PCdoB, quando nos partidos aliados. Ele disse também que o objetivo é fortalecer e estender as bases eleitorais do Partido e buscar o crescimento da votação nas próximas eleições, com o aumento significativo do número de eleitos nas câmaras e no executivo dos municípios, e para isto é preciso construir projetos eleitorais ampliados, incluindo candidaturas próprias, “dai a decisão de lançar 100 candidatos a prefeitos na Bahia”, falou Bastos.
Á exemplo de Zé Doutor, o PCdoB, foi o único partido que Cláudio Bastos foi filiado e o fortalecimento da eleição de 2016 contribuirá para o êxito da eleição de 2018, quando a categoria já vem discutindo o lançamento de seu nome para a Assembleia Legislativa.
O dirigente sindical Noé Silvestre Carneiro, membro da Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Retirolândia, candidato a prefeito duas vezes (2008 e 2012), pelo partido, lembrou que o princípio básico da organização do PCdoB é o centralismo democrático, que estimula a expressão das pessoas de forma livre e responsável para a construção das orientações partidárias sob um único centro dirigente e no qual as decisões tomadas são válidas para todos, subordinando o interesse individual ou da minoria ao do coletivo, ou da maioria, “conforme conduzimos os Sindicatos dos quais fomos eleitos”, afirmou Silvestre.
Sobre a eleição de 2016, Noé disse que vem recebendo o incentivo da FETAG e seu desejo é ser candidato a prefeito, mas tem buscado o dialogo com os outros partidos que fazem parte da oposição no município, a exemplo do PP e PMDB, defendo a tese da escolha do nome que melhor apresentar condições para vencer o pleito. Ele foi um dos líderes sindical rural presente na conferencia.
Em Candeal, município localizado no território do Sisal, o líder sindical Romário da Silva tentou a prefeitura em 2008 pelo PT, obtendo 1% dos votos validos. Ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais se filou ao PCdoB e em 2012 candidatou-se a vereador, sendo eleito com 5,52% dos votos, ou seja, 333 Votos.
Romário foi eleito pela base do prefeito Fernando Nere (PMDB), mas rompeu e faz parte da bancada da oposição. “Fazemos oposição com muita responsabilidade. Estamos conversando com os partidos para saber o rumo do partido em 2016. Não iremos lançar candidato a prefeito, só a vereador”, concluiu.
Jean Carlos Machado da Silva, vice-prefeito de Nova Redenção, é um exemplo da presença na política dos lideres rural. Ele já presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e ocupou vários cargos na diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia (FETAG), dentre eles, secretário de finanças.
Outra experiência bem sucedida na política aconteceu em Várzea da Roça, quando o líder sindical Otávio Pereira de Oliveira, conhecido Otávio do Sindicato, foi eleito vereador, depois vice-prefeito na eleição de 2008 e disputou a reeleição em 2012, sem êxito.
Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas