O tenente coronel PM Nilton Paixão Silva Santos, comandante do
Décimo Sexto Batalhão, em clima de bastante interação, palestrou para crianças, jovens e adultos da Associação de Capoeira Esquiva Menino (ACEM), durante evento ocorrido na noite da terça-feira (03) no Ginásio de Esportes da cidade de Serrinha.
A intimidade que o comandante do 16º BPM tem com esporte, facilitou a empatia entre o palestrante e os capoeiristas. O tenente coronel foi criado em uma família de amantes do esporte e é graduado com o terceiro Dan de Judô; seu pai, o sub tenente PM Paixão, já na reserva, é o judoca mais graduado da Bahia, possui o sexto Dan.
Entre outros assuntos, a palestra tratou de cidadania, Polícia Comunitária e prevenção ao consumo de drogas. No quesito prevenção às drogas, o comandante enalteceu a atuação do Programa Educacional de Resistência as Droga e a Violência (PROERD), desenvolvido na área do Batalhão. Ensinou as crianças e jovens um método de tomada de decisão para que possam resistir e dizer não as drogas.
A conversa fluiu à medida que intervenções foram sendo feitas pelos presentes, entre eles o mestre de capoeira Kako, que foi o anfitrião do evento. As pessoas tiraram dúvidas e elogiaram a o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Batalhão.
Para o Comando do 16º Batalhão é louvável esse estreitamento das relações entre a PM e a comunidade, objetivando promover o bem comum. “Ficamos, porque não dizer, entusiasmados, sempre que nos aproximamos um pouco da ideia constitucionalmente estabelecida de que segurança pública é dever do estado e responsabilidade de todos”, enfatizou o tenente coronel Paixão.
Ascom 16° BPM