Considerada a cidade de “Gramados do Sertão”, numa simbologia a cidade gaúcha onde realiza o Natal mais atrativo do Brasil e conhecido em todo o mundo, atraindo mais de dois milhões de turistas, o projeto Natal-Luz-do-Sertão em Euclides da Cunha, em sua sétima edição, foi aberto ao público na noite de sexta-feira (20) e ficará para visitação publica até o dia 06 de janeiro 2016, ou seja, 45 dias.
A Praça Duque de Caxias no centro da cidade, ponto principal do projeto, se destaca pela beleza de sua ornamentação despertando e mantendo acesa a chama da tradição natalina, promovendo a integração de pessoas de todas as idades e atraindo turistas de diversas cidades da Bahia neste período. A abertura oficial no palco houve apresentação da Orquestra NEOJIBA do coro juvenil, onde também o padre Oldack Filho abençoou o momento, em seguida foram acessas as luzes e foi comemorado com a queima de fogos de artifícios.
O diretor de eventos da Prefeitura, Ronaldo Campos falou ao CN que o Tema escolhido este ano foi “Noite Feliz”. Foram montadas borboletas, como símbolo da gestão atual e o trevo da felicidade, fortaleza e prosperidade, a ornamentação da ponte chamando atenção para a importância da água e o zelo pela natureza, destacando a importância de andarem juntos, “Aproveitamos para mostrar que no sertão não só existe seca, mas também flores. Montamos também um presépio, local mais procurado pelas crianças”, falou Campos.
Além da Praça Duque de Caxias, também foram iluminadas as praças da Igreja e da Bandeira, as ruas da Usina, Rui Barbosa e Joaquim Souza Lima. “Com essa decoração mantemos acesa a chama da tradição natalina, promovendo a integração de pessoas de todas as idades e atraindo turistas de diversas cidades da Bahia para vê um verdadeiro espetáculo de luz e cores que transforma a paisagem de Euclides da Cunha e com isso fortalecerá a cultura”, concluiu Campos.
O publicitário Fabrício Matos da agencia I9 Comunicação, disse que há 40 dias uma grande equipe vem trabalhando para dar vida a uma das mais belas celebrações natalinas do estado reaproveitando os materiais, ou seja, boa parte das peças usadas em anos anteriores, o que representa uma economia significativa no custo final do projeto. “Nós usamos a criatividade. Esse ano, por exemplo, utilizamos flores em todas praças e nas ruas ornamentadas. Fizemos um estudo antes”, falou o publicitário.
Ele disse também que o Natal-Luz-do-Sertão já se consolidou definitivamente no calendário oficial de eventos do município e foi relacionado recentemente como sendo um dos principais atrativos turísticos do Programa de Desenvolvimento do Turismo no destino ‘‘Caminhos do Sertão’, concluiu o publicitário cuja agencia participa desde projeto desde 2011. ’.
Como já é tradição, desde que a prefeita Fátima Nunes (PSD) assumiu a Prefeitura em janeiro de 2009, a cidade já entrou no clima natalino com luz, cores e sons que encantam o povo do município e os turistas. A social democrata contou ao CN que ficava entristecida ao chegar à cidade, quando ainda morava em Salvador e não via uma luz, deixando a cidade triste. Esse ano foi menor investimento no projeto e, segundo a prefeita, foram investidos R$ 60 mil e deixou um recado para seu sucessor. “Quem vier após o nosso mandato, não vai parar esse projeto, pois o povo não vai deixar”.Disse.
O deputado federal, José Nunes, concorda com a prefeita e esse projeto realmente “pegou” e ninguém consegue acabar, pois o povo aprovou e tem aumentado sua auto estima e tornou-se atração turística. “A comunidade inteira se dedica na preparação para receber seus visitantes e familiares que moram em outras cidades, a equipe da Prefeitura se mobiliza na decoração das ruas e as lojas ficam mais bonitas com muita inspiração e talento, transformam Euclides da Cunha em uma cidade mágica para a temporada de Natal”, finalizou o parlamentar.
Padre Oldack Filho falou a importância do natal, pois comemora o nascimento de Jesus que veio na condição de filho de Deus, “assumindo a forma humana para que pudéssemos crer na salvação e dessa maneira, o Natal é a celebração da vinda de Jesus ao mundo terreno, que tanto nos ensinou. Abrimos oficialmente esse período, agora nos preparamos para a festa da padroeira que começa no próximo fim de semana e no final um show com a Irmã Kelly Patrícia, que tem uma vida dedicada a experimentar, viver e “cantar as misericórdias do Senhor”, por meio da oração, adoração, contemplação, expiação, celebração, ação de graças e missão”.Concluiu o religioso.
Redação CN / Fotos: Raimundo Mascarenhas