O ex-presidente do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida, durante á conferência estadual do partido, realizado no último final de semana, afirmou que a sigla pretende lançar candidaturas à prefeitura em pelo menos 100 municípios da Bahia no processo eleitoral de 2016. “Entre esses municípios, nós temos a possibilidade de lançar candidatos em seis ou sete maiores, entre os 16 que tem mais de 100 mil habitantes na Bahia, entre eles Salvador, Vitória da Conquista, Itabuna, e Barreiras, além de Juazeiro, obviamente, que nós já estamos dirigindo”, garantiu o parlamentar.
No território do sisal, formado por vinte municípios, três, pelos menos, já despontam com essa possibilidade, dois desses municípios, Itiúba e Santaluz, com chances de serem encabeçadas por “ex-companheiros”, ou seja, trocaram o PT pelo PCdoB. Um dos objetivos da Conferência Estadual do PCdoB foi eleger a nova composição do Partido na Bahia para o 2015/2017 e dos 63 nomes que faz parte da direção estadual, doze são novos e dentre eles o da ex-prefeita de Itiúba Cecília Petrina.
Irmã Cecilia, como é conhecida disse que está muito feliz em fazer parte da legenda e que o PCdoB vive um momento bom, pois nenhum deputado do partido estar envolvido nos episódios que vem sendo denunciados pela imprensa, portando fica a vontade para fazer a defesa do governo na mídia. Usando a mesma camisa vermelha que estava acostumada. a politica aparece sorridente na foto oficial ao lado dos principais lideres do partido. (Vê a foto no site oficial do PCdoB da Bahia)
Cecilia que é advogada, em 2014 se candidatou a deputada estadual e obteve pouco mais de 12 mil votos e ao falar para o CN garantiu que irá disputar a eleição do próximo ano a Prefeitura de Itiúba, devendo enfrentar uma candidatura do PT. Com vasta experiência nos movimentos sociais, Cecilia Petrina coordena atualmente o CODES/Sisal, foi prefeita por dois mandatos e ajudou de forma decisiva na criação do CONSISAL, onde permaneceu na liderança até janeiro de 2014.
José Paulo Crisóstomo, ex-presidente da UNICAFES Nacional, mais conhecido com Zé Paulo, foi o primeiro a trocar de legenda no território do sisal. Em maio deste ano ele deixou o PT e justificou motivos em rede social. Zé Paulo era filiado ao PT em Santaluz e disputou pela legenda as candidaturas a deputado federal em 2010 e em 2014 concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia, não obtendo êxito em nenhuma disputa.
Um dos principais nomes do cooperativismo nacional, tendo ajudado a fundar e presidiu a União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), entidade com sede em Brasília. Atualmente ele atua na diretoria da Confederação Nacional das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária (Confesol) e falou ao CN que vem conversando com os partidos que tem projetos comuns em relação à construção de uma nova sociedade e trabalham pela melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Falou também da sua felicidade por sentir que as pessoas em Santaluz estão entendendo o projeto e nesta fase de pré-campanha seu nome vem crescendo e garantiu que Santaluz será um dos 100 municípios com candidatura própria do PCdoB. Quanto à mudança de partido, ele disse que não teve dificuldade de adaptação, pois conhecia o programa, a história e objetivos do PCdoB, principalmente em relação aos movimentos sociais e a luta para construção do governo democrático implantado depois de Lula. .
O terceiro município que o partido pretende lançar candidatura é Ichu e Osvaldo Junior de Oliveira Carneiro, conhecido por Juninho, coordenador do CESOL que atua nos territórios do sisal e portal do sertão, deverá ser o candidato. Em 2012 ele disputou a Prefeitura e obteve 1.916 votos (45,24%), ficando como segundo colocado.
Juninho disse que está preparado para o desafio e fazer uma boa gestão, mas que impõe a candidatura e entende que ela deverá ser construída. Nesse sentido vem conversando com os outros partidos que fazem oposição e com o ex-prefeito Carlos Santiago, uma das lideranças do grupo e por três vezes administrou o município.