Um gari foi detido pela polícia ao varrer uma rua perto de uma viatura no centro de Jequié, região sudoeste da Bahia. De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública do Estado da Bahia (Sindilimp), incomodados com a poeira que foi levantada, policiais militares prenderam o funcionário, que foi levado até a 9° Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).
A prisão aconteceu na noite da última sexta-feira (13), por volta das 20h30, e o funcionário foi liberado no início da madrugada de sábado (14). Na manhã desta terça-feira (17), os garis fazem uma paralisação como forma de protesto.
A polícia da cidade confirmou que o gari foi detido e liberado após depoimento. Mas, de acordo com os relatórios da delegacia, os policiais envolvidos teriam pedido para que o funcionário parasse de varrer, pois a poeira estava atrapalhando os policiais. Ainda seguindo a versão da polícia, o gari teria insultado os policiais antes da prisão.
Em contato com o G1, o coordenador do Sindilimp, José Carlos Conceição de Jesus, informou que uma paralisação acontece por tempo indeterminado e pretende pressionar a empresa responsável pela limpeza da cidade a tomar uma atitude em defesa dos funcionários. “Estamos reunidos na sede da empresa e não vai acontecer varredura em Jequié até que alguma providência seja tomada”, contou.
A Secretaria de Serviços Públicos de Jequié confirmou a paralisação e informou que uma reunião deve aconceter na manhã desta terça-feira para que o problema seja solucionado. O G1 entrou em contato com a assessoria da PM, que ficou de apurar as circunstâncias do fato.
G1.com