Uma barragem de rejeitos de mineração rompeu na tarde da última quinta-feira (5) e inundou diversas casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na região central de Minas Gerais. Foram noticiadas a morte de quinze pessoas, porém o Corpo de Bombeiros disse que até o momento, várias pessoas estão desaparecidas , mas apenas uma morte foi confirmada e mais de 500 desabrigados foram socorridos.
Ainda conforme os bombeiros, todas as pessoas ilhadas resgatadas pelos militares estão passando por um processo de descontaminação por ferro com uso de água e sabão e estão sendo encaminhadas para recurso hospitalar já que há indícios de que há produtos tóxicos na lama que atingiu a região. No entanto, a Samarco mineração garante que os rejeitos não têm elementos químicos danosos à saúde.
Após a descontaminação, as pessoas que perderam suas casas na tragédia estão sendo levadas para a Arena Mariana e para o Centro de Convenções da cidade, onde uma força-tarefa foi montada para o atendimento e abrigo das vítimas.
Uma campanha realizada pela internet também está arrecadando doações para ofertá-las aos moradores prejudicados pela tragédia. Os organizadores pedem água potável, alimentos, colchões, toalhas e roupas de cama. Conforme informações de pessoas que auxiliam na arrecadação, a maior parte dos donativos são roupas e colchões. Agora, os voluntários pedem água, já que as vítimas estão sem nada para beber desde o acidente.
R7.com