A primeira missa do novenário de Nossa Senhora da Conceição do Coité aconteceu na noite deste domingo, 29, e foi celebrada pelo arcebispo Metropolitano de Feira de Santana Dom Zanoni Demettino Castro. O religioso será empossado no próximo dia 2, quarta-feira, e ainda sem conhecer Conceição do Coité atendeu ao convite do padre Alexandre Aquino.
Antes da celebração a comunidade católica coiteense liderada pelo padre Alexandre, juntamente com todas as equipes de liturgia fizeram uma homenagem ao religioso na frente da Igreja Matriz com o rito litúrgico, que segundo o padre é para marcar a chegada de um bispo pela primeira vez numa cidade, “ele beija o crucificado dizendo que vem em nome do senhor e abençoa o povo com água benta”, explica o pároco da cidade.
Após o rito foi realizado o hasteamento das bandeiras, uma iniciativa da coordenação para lembrar das instituições as quais o povo está ligado, ou seja, bandeira de Diocese de Serrinha que vai completar 10 anos no próximo mês de dezembro, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição que celebra 160 anos e do Município de Conceição do Coité, pois é onde a Paróquia está localizada. As bandeiras permanecerão durante todo novenário.
Com a igreja totalmente lotada inclusive com a presença de fieis na área externa, a celebração solene teve início por volta das 19h45 e apesar da presença do bispo foi um ato simples como pôde ser notado pelos participantes a simplicidade do religioso que fez a homilia bem próximo das pessoas pedido que haja mais ação das pessoas, que intenção.
Ao Calila Noticias ele disse que ficou impressionado com o que presenciou em Conceição do Coité, com uma liturgia muito bem celebrada, participação ativa e frutuosa das pessoas, “o cântico muito bem expressado, e se cantou a liturgia não apenas um canto que traz qualquer palavra, mas celebrando o mistério de Deus. Sem dúvida nenhuma a festa de Nossa Senhora da Conceição do Coité é um momento forte de evangelização, a escuta da palavra de Deus, o encontro com as pessoas, as pregações, e este ponto alto que é a celebração eucarística. Agradeço e me sinto muito honrado com o convite que o padre Alexandre me fez para fazer a abertura desse novenário”. Disse o arcebispo.
Dom Zanoni, 53 anos, é baiano de Vitória da Conquista e terá missão de conduzir a Arquidiocese de Feira de Santana que abrange cerca de 200 municípios. Ele vai ocupar a vaga de Dom Itamar Vian, que renunciou por idade, ele completou 75 anos este ano e coordenou a Arquidiocese de Feira por 20 anos.
Para o padre Alexandre a presença do arcebispo na abertura do novenário foi motivo de muita alegria e de motivação para a comunidade católica pois “Dom Zanoni deu grande prestigio ao visitar a paroquia de Nossa Senhora as vésperas de tomar posse, em Feira de Santana.
O pároco contou ao CN que conseguiu trazer o bispo e achou que seria mais complicado, mas foi ao contrário. “Quando cheguei em Feira de Santana e procurei o padre Francismario, vice reitor de seminário e disse que precisava falar com o arcebispo, fui apresentado e ele me acolheu com uma solicitude incrível, muito simples, muito tranquilo e eu disse a ele que precisava que ele viesse fazer a abertura da festa, foi logo pegando a agenda e marcando a data”. Falou com satisfação padre Alexandre.
Padre Alexandre assumiu este ano a Igreja de Conceição do Coité depois da ida de padre Charles Santana Bastos para Roma se aprofundar nos estudos teológicos. Segundo ele, neste primeiro ano é uma grande missão, mas tem se preparado para isso, pois foram 90 dias de preparação diuturnamente juntamente com a comissão, e no fim tudo vai dar certo.
O prefeito municipal Francisco de Assis esteve na igreja dando boas vindas a arcebispo, disse que foi uma forma de prestigiar e engrandeceu o evento.” Conceição do Coité tem essa tradição de muitas décadas, e este ano tem sido especial, uma arrumação diferente, o bando anunciador bastante concorrido que saiu de Bandiaçu com a presença de ciclistas, motociclistas e motoristas realizando uma grande chamada para o povo participar do novenário. É uma festa muita linda e especial para a comunidade católica”. Afirma o prefeito.
O novenário prossegue até o dia 8, todas as manhãs, às 05h Oficio na Igreja e depois caminhada penitencial, a noite celebração eucarística e depois no palco ao lado da igreja noite cultural.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas