Servidores da Saúde Pública Municipal de São Domingos paralisaram suas atividades oficialmente na última quinta-feira, dia 05, alegando falta de pagamento dos salários. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos, já somam dois meses de atraso referentes a setembro e outubro.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Domingos -SSPMSD Josenildo Carneiro disse ao Calila Noticias, que os técnicos de enfermagem, motoristas do Hospital e da Secretaria Municipal de Saúde estão cumprindo a Lei da greve e só estão trabalhando em escala de 40% de jornada e o atendimento do Hospital e de viagens da Secretaria de Saúde estão reduzidos até que a situação seja resolvida. “Os referidos profissionais de saúde estão cumprindo seus pontos de serviço regularmente, mas estão atendendo apenas emergência, crianças e idosos. A situação já começa a indignar à população sãodominguense”. Afirma o presidente.
O presidente acrescenta ainda que as categorias de técnicos de enfermagem e motoristas, juntamente com o SSPMSD, já haviam entregues ao prefeito Domingos Nafitel Ramos, de acordo à Lei, a notificação de paralisação quando o mesmo deu ciência do fato. “Depois de passados legalmente os três dias legais, as categorias se juntaram com o sindicato novamente e resolveram dá uma “segunda oportunidade” para à Secretaria de Saúde e o prefeito resolverem a questão dos atrasos. No gabinete executivo da prefeitura, sindicato e servidores, fizeram acordo com o gestor e registraram em ata. A secretária de Saúde Tenilma Neves estava presente e também assinou a ata do acordo. mas, infelizmente, o acordo não foi cumprido. Só foram pagas as diárias dos motoristas ainda as referentes ao mês de setembro” Lamentou o presidente.
De acordo com Josenildo, a secretária de Saúde do Município nunca chamou as categorias para sequer ter uma conversa informal. Muito menos chamar o Sindicato para dialogar sobre a questão da Greve. “Sempre que tomamos a iniciativa de procurá-la pra conversar não a encontramos. A secretária deixa transparecer pra o Sindicato e servidores, irresponsabilidade e falta de traquejo na gerência frente à Secretaria de Saúde. Fica parecendo que a secretária trata a situação com descaso: parece que não está “nem aí”.Concluiu.
Quanto aos técnicos de enfermagem e motoristas citados no inicio desta reportagem, o presidente assegura que estão comparecendo normalmente ao local de trabalho porque segundo ele, foram ameaçados de terem partes de seus salários cortados, referentes aos dias que fizerem greve.
Secretária minimiza o que diz o Sindicato
O Calila Noticias tentou o contato com a secretária de Saúde do Municipio de São Domingos, Tenilma Neves, e a mesma informou que nem estava sabendo dessa greve, que naquele momento estava no hospital para uma reunião justamente para tratar do assunto. Segundo ela, vai fazer o levantamento de tudo que está acontecendo e que posteriormente apresentará a realidade dos fatos para a população de São Domingos.
Ao ser questionada sobre os transtornos que a população vem passando com a paralisação das atividades no Hospital, ela garantiu que não está paralisado, pois segundo ela, quem paralisou são servidores concursados e que os médicos que não tem a ver com isso permanece atendendo e na unidade tem pessoas internadas normalmente.
A secretaria disse também que o Hospital é gerido por uma entidade filantrópica, não é uma responsabilidade direta da Prefeitura, “mesmo assim estamos empenhados para resolver esse impasse que não só acontece em São Domingos com a queda de receita. Quero deixar claro também que não é a saúde que parou em São Domingos, apenas os servidores concursados, mas nossa vontade é resolver os problemas todos. Os PSFs estão funcionando normalmente. Portanto o problema existe o servidor tem o direito de cobrar, mas esbarramos em situações que os recursos são poucos, mas nossa meta é ajustar o mais breve”, garantiu a secretaria.
Redação CN/ informações e fotos: SSPMSD