Uma jovem de 25 anos morreu no último sábado depois de beber por engano lança-perfume durante uma festa em Hortolândia, interior de São Paulo. Stefanny Jaqueline Sebastião dos Santos achou que se tratava de uma bebida alcoólica – o lança-perfumes estava em uma garrafa. Depois de passar mal, a jovem foi levada para uma upa e depois a um hospital, mas não resistiu.
Um colega de Stefanny contou à polícia que os dois passaram na noite de sexta por vários bares. Já por volta das 5h de sábado, durante uma festa em uma chácara, aconteceu o incidente. A garrafa estaria com um rapaz que tentou pegar de volta antes de Stefanny beber, mas quando ele se aproximou novamente ela já havia bebido. Depois, a jovem caiu no chão.
Stefanny, que morava em Monte Mor, também em São Paulo, deixa duas filhas. “A família está acabada. Ela tinha apenas 25 anos. Era uma menina muito boa, de família, bem educada, além de uma boa mãe. Gostava de sair aos fins de semana, como qualquer jovem. Não usava drogas, só gostava de beber uma cervejinha”, disse ao Extra uma tia da jovem.
O corpo de Stefanny foi sepultado em Sumaré no domingo. O caso é investigado pela Delegacia de Hortolândia.
O que é lança perfume?
Antigamente o lança-perfume era a coqueluche dos salões – até mesmo as crianças ganhavam tubinhos para se divertirem nos bailes. Hoje em dia é considerado entorpecente pela vigilância sanitária, e seu uso é crime. Com fabricação proibida no Brasil, ele aparece por ocasião do carnaval, contrabandeado de outros países sul-americanos, como Argentina , Paraguai , Uruguai e etc, pois lá seu consumo não é considerado crime.
O lança-perfume é um solvente inalante. Solvente significa substância capaz de dissolver coisas e inalante é toda substância que pode ser inalada, isto é, introduzida no organismo através da aspiração pelo nariz ou boca. Via de regra, todo o solvente é uma substância altamente volátil, isto é, se evapora muito facilmente sendo daí que pode ser inalada.
Um número enorme de produtos comerciais, como esmaltes, acetona , colas, tintas, benzina, tiners, propelentes, gasolina, removedores, vernizes, etc., contém estes solventes. Todos estes solventes ou inalantes são substâncias pertencentes a um grupo químico chamado de hidrocarbonetos, tais como o tolueno, xilol, n-hexana, acetato de etila, tricloroetileno, etc.
No Brasil é a droga mais usada pelos adolescentes, depois do Álcool. A primeira experiência geralmente ocorre em casa , segundo a já citada pesquisa do Cebrid. Como o acesso é fácil, o adolescente começa inalando esmaltes, acetona, removedores e ate o corretivo “Carbex” (no colégio) .
Redação CN * informações Correio24horas