Toda a riqueza dos produtos da agricultura familiar dos territórios de identidade do estado da Bahia poderá ser conferida durante a VI Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), que acontecerá até o dia 06 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, dentro da 28ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro).
Durante os nove dias de evento o público da FEBAFES poderá degustar e comprar produtos inovadores da agricultura familiar baiana como a cerveja de umbu, linguiça de tilápia, licuri caramelizado, doces e geleias, defumados, mel, chocolate, cachaça artesanal, mariscos, artesanato, moda e uma infinidade de iguarias.
A FEBAFES é realizada pela União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (UNICAFES), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com o objetivo de conceber um espaço para promoção, divulgação e comercialização dos produtos dos empreendimentos da agricultura familiar e da economia solidária, bem como promover a capacitação dos expositores e expositoras. Além da comercialização nos estandes, os expositores irão participar de rodadas de negócios com empresários de redes hoteleiras, supermercados, bares, restaurantes dentre outros potenciais consumidores desses produtos.
O espaço agrega 150 estandes de cooperativas e associações, praça de alimentação, praça de comunidade e povos tradicionais, espaço de produtos orgânicos e espaço cultural. Tudo organizado por Territórios de Identidade do estado, onde serão apresentados produtos da economia local, cultura, culinária e belezas naturais.
Sobre a UNICAFES Bahia
Criada em Novembro de 2006, a União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (UNICAFES) se constitui como um instrumento capaz de representar o cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária, pautando para a sociedade as suas reivindicações e necessidades de políticas públicas voltadas para o segmento da economia.
A entidade está presente em 17 territórios, viabilizando ações de assessorias para 82 filiadas, fortalecendo as diversas políticas de apoio ao cooperativismo e à economia solidária.
Por: Lorena Amorim