A média mensal de aproximadamente meio milhão de visitas justifica a credibilidade do Calila Notícias. Os acessos ultrapassam o âmbito regional e pensando nisso, filtramos cinco matérias das quais foram publicadas e tiveram grande repercussão pela Bahia e pelo Brasil.
Estudante coiteense desenvolve sistema que faz moto funcionar somente com uso de capacete
Em julho foi noticiado que um estudante coiteense desenvolveu um sistema que faz a moto funcionar somente com uso de capacete. A matéria alcançou um grande público e o jovem apresentou seu projeto em vários eventos. Entenda o caso:
O sistema foi desenvolvido em apenas quatro dias. O motociclista só funciona o veículo se ele estiver usando capacete, e após funcionar se retirar o capacete a moto interrompe. A ideia veio de Marcelo Oliveira Pinto, 16 anos com apoio de Poliana Mascarenhas de Abreu. Os jovens idealizaram depois de um acidente de moto que deixou gravemente ferido o amigo Leonardo Santos, que ficou vários dias em coma porque estava pilotando a moto sem capacete. O foco da ideia é pela segurança contra acidentes, mas serve também para evitar furto, pois, se o bandido chegar usando outro capacete a moto não funciona, pois cada capacete precisa ter um sistema rádio transmissor interligado com a motocicleta e não reconhece outro.
Com o protótipo, os estudantes foram convidados a participar da Feira de Ciências da Bahia – FECIBA em outubro do ano passado onde foram premiados pela ideia e conseguiram através do Governo do Estado todo suporte para participarem de outro evento do setor que aconteceu em Fortaleza – CE no mês de maio deste ano, e lá mais uma vez foram classificados para apresentarem o projeto na Amostratec Feira de Ciências em Novo Hamburgo – RS entre os dias 26 a 30 de outubro 2015.
Assista o vídeo e veja o estudante mostrando o projeto:
Estudante coiteense escreve de ‘cabeça para baixo’ e chama a atenção pela forma inusitada
Um mês depois o CN publicou uma matéria da estudante coiteense Bianca Cerqueira Oliveira dos Santos, 17 anos, que escreve de ‘cabeça para baixo’ e chama a atenção pela forma inusitada. A jovem faz totalmente o inverso dos demais colegas e certamente de milhões de pessoas, quando inverte a posição do caderno para fazer as atividades.
A posição normal é a escrita na ordem decrescente, mas ela começa o texto na parte de baixo e segue a ordem crescente.O caso teve repercussão nacional e a jovem foi convidada para participar do Encontro com Fátima Bernardes da Globo.
Confira a participação dela no programa de Fátima Bernardes:
Barman serve bebida à base de cobra, escorpião e aranha caranguejeira em Mercado de Serrinha
Um fato curioso também ficou conhecido pela Bahia. Um Barman que serve bebida à base de cobra, escorpião e aranha caranguejeira em mercado em Serrinha. Mergulhada ao aguardente de cana está a Salamandra, Jiboia, corre campo, coral, malha de traíra e piolho de cobra. Mas quem não gostar de tomar pinga com cobra tem outras opções como: Aranha caranguejeira, calango verde e teiú no pitú.
Quem passa pelas ruas da cidade de Serrinha, no território do sisal e encontra um cidadão com metade do cabelo, bigode, barba e uma sobrancelha raspada e outra não, nota que trata- se de uma pessoa extremamente exótica, mas se for ao local de trabalho e observar o primeiro box do lado direito do Mercado Municipal situado a Rua Araújo Pinho, na referida cidade vai notar que Djalma Carneiro Batista, 43 anos, conhecido por “Djalma da Cobra” é exótico “ao quadrado”. Veja no vídeo:
Mãe vive a quase cinco anos recolhendo recicláveis para formar filho em medicina e conta com apoio de um irmão
Uma matéria emocionante rendeu muitos acessos ao CN. Quem passa no fim do expediente comercial em Conceição do Coité de segunda-feira a sábado, e até mesmo aos domingos, no caso de farmácias e supermercados, percebe uma mulher de aproximadamente 45 anos, e um homem com idade superior, recolhendo caixas de papelão de lojas e farmácias, talvez não saiba que se trata da mãe e o tio de um estudante do curso de medicina em uma faculdade na cidade de Aracaju, capital sergipana. Eles cumprem essa rotina a aproximadamente cinco anos, e dizem que a luta vale a pena e devem manter o trabalho por mais um ano, quando acontece a formatura do futuro médico. o caso repercutiu de forma positiva e algumas pessoas até de outros estados queriam fazer doações. Vários canais televisivos procuraram o estudante de medicina, mas ele preferiu não gravar entrevista.
Mãe coloca casa a venda para tentar realizar cirurgia da filha que sofre de Escoliose
Outro fato aconteceu em 2014, mas teve conclusão em 2015. Uma mãe colocou a própria casa a venda para tentar realizar cirurgia da filha que sofria de Escoliose. Rita de Cássia, mãe da garota, encontrou uma pessoa muito humana e disposta a resolver o problema de sua filha, “quando cheguei lá que ele viu Rebeca se assustou e disse que tem que ser operada o mais rápido, pois segundo ele, a curvatura da coluna com mais de 50 graus é caso de cirurgia e Rebeca está com 80 graus”, contou a mãe. A cirurgia foi realizada alguns meses depois.
Veja Rebeca antes da cirurgia ao lado da mãe:
Rebeca já operada:
Redação CN