O juiz de Direito da Comarca de Conceição do Coité, Dr Gerivaldo Alves Neiva divulgou o balanço da taxa de homicídios no Município de 1º de janeiro a 29 de dezembro de 2015. Segundo o magistrado, realizou pesquisa com base nos registros da Vara Crime e nas reportagens publicadas no Calila Noticias.
Segundo o juiz, a taxa de homicídios em Conceição do Coité em 2015 manteve-se estável em comparação com o ano de 2014. Foram 25 homicídios em 2014 e 24 em 2015. Existe apenas um detalhe a ser observado com relação aos motivos dos crimes e circunstâncias nos referidos anos, pois em 2015 ocorreram 5 crimes passionais (ciúmes e violência doméstica), reduzindo para 20 homicídios relacionados à violência urbana e confrontos com a polícia. Mesmo assim, ainda é um número muito elevado e representa quase o dobro dos homicídios ocorridos no ano de 2013.
De acordo com Gerivaldo Neiva, considerando as taxas médias de homicídios em outras cidades do Brasil, constata-se que Conceição do Coité é uma cidade com taxas aceitáveis para as condições de vida e desenvolvimento do município. Enfim, “não somos o céu e nem o inferno, mas uma cidade que enfrenta problemas normais causados por um modelo de sociedade fortemente baseado no consumismo e desigualdade social”. Salienta.
Ainda de acordo com o magistrado, deve-se mencionar também que 2015 foi um ano de agravamento da crise econômica do país com o aumento do desemprego e inflação, bem como merece observar que durante o ano de 2015 ocorreram duas trocas de comando da 4ª Cia PM, substituição do delegado titular e redução do número de policiais. Logo, “não há o que se comemorar, mas também não se pode dizer que foi um ano de batalhas perdidas”. Afirma.
CLICK E CONFIRA NÚMEROS DAS OCORRÊNCIAS DE 2015 EM COMPARAÇÃO COM 2104