Lideranças políticas que fazem oposição ao Governo Municipal de Conceição do Coité participaram de um grande encontro na noite de sexta-feira,18, na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, onde reuniu um grande público que também se opõe ao governo petista.
O encontro foi convocado pelo deputado estadual Tom Araújo (DEM) e contou com a presença dos ex-prefeitos Hamilton Rios, Éwerton Rios e Renato Souza; ex vice-prefeito Eustórgio Resedá e Deraldo Ramos e o ex-deputado estadual Emério Resedá, além de toda bancada de oposição na Câmara Municipal: Nego Jai, Elizane Cana Brasil, Lindo de Neusa, César do Hospital, Pedrinho de Sambaíba e Helder de Aroeira; pré-candidatos a vereador, presidentes de partidos e deputado federal Elmar Nascimento (DEM) que chegou no final do encontro.
Quem abriu o ato político foi o deputado Tom Araújo, que não poupou criticas aos governos petistas nas esferas municipal, estadual e federal. Segundo o parlamentar, o PT conseguiu enganar a população quando a presidente Dilma nos seus pronunciamentos e nos debates prometia melhorar a vida das pessoas, mas o que se vê hoje é o povo sem assistência enquanto o partido aparece envolvido em tanta corrupção.
“ Aqui em Coité foi cometido também a mesma mentira, que se comete lá em Brasília pela presidente da república, aqui se enganou também no nosso estado, muita promessa foi feita. O PT antes de chegar no poder defendia os trabalhadores, depois que chega, esquece o que defendia antes e passa a defender os seus interesses. Aos invés de fazer uma restruturação na máquina administrativa, o PT prefere manter os seus, dando dinheiro todo mês, e eu não estou falando de bolsa família, estou falando dos filiados do PT que são muitos e recebem dinheiro pra retornar pra eles se manterem no poder e quando chega no governo tira as conquistas dos trabalhadores, mexem nos funcionários públicos, mexem no bolso das pessoas, e aqui (Coité) o que nós vimos não é diferente, nas eleições de 2012 a mentira prevaleceu, e depois de um tempo a gente começa a perceber que a verdade reaparece com o passar do tempo, vocês foram surpreendidos com a promessa de cinco mil empregos , mas para cumprir o prometido eles não fazem nada”. Criticou o deputado.
O discurso de Tom foi longo, falou ainda que viu uma reportagem que o prefeito Assis afirmava que havia em Coité trinta obras em andamento, ele questionou as pessoas se estão vendo essas obras, pois segundo ele, conversa com muita gente que também garante não conhecer isto. Falou que Coité tinha dois hospitais, acusou o PT como sendo responsável por provocar o fechamento do Hospital Almir Passos e foram para ruas praticamente comemorar o fechamento, a suspensão do convenio da Climecc junto ao SUS também, segundo o deputado foi o PT, e garantiu que aquele grupo que estava reunido na AABB é de muita responsabilidade e que já mostrou nos mais de 40 anos que governou Coité que quando veste a camisa, arregaça as mangas e vai para o campo, “assim como diz meu pai, nós vencemos, e eu quero mandar um recado agora pra o prefeito. Se segure, porque 2016 está chegando, nós estamos juntos, estamos unidos para o bem de Coité”. Afirmou o deputado.
Para deixar o público ainda mais eufórico, disse que faz politica ao lado do seu grande líder ACM Neto que considera o maior prefeito do Brasil, e que em conversa com ele teria dito que a Bahia tem 417 municípios, Coité está entre os 30 mais importantes da Bahia e faz questão de fazer politica nessas 30 cidades, “e em Coité pretende entrar para lutar junto comigo e com meu povo, pra que nosso grupo vença as eleições em 2016 e possa ajudar ele na eleição de governador em 2018”. Concluiu o parlamentar.
O presidente do PSDB Eustórgio Resedá ao usar o microfone foi breve, pregou a união do grupo, pois afirmou que existe desavença muito comum até mesmo na família, disse que aquele grupo tem que se manter unido para derrotar o PT e voltar o governar Coité, e, para mostrar que está disposto a dar um basta na desavença, ele que não “se batia bem” com Vertinho, apertou sua mão em público e disse que está disposto a apoiar qualquer um candidato escolhido pelo grupo.
Discursaram praticamente todos que subiram ao palco, e em todos os discursos com criticas aos governos do PT. Vertinho disse que leu uma reportagem no Calila que as contas do prefeito Assis havia sido aprovadas pelo Tribunal de Contas e muita gente comemorou, e em contrapartida na mesma reportagem afirma que ele foi único prefeito a ter contas reprovadas no Município. Assumiu as reprovações e tentou justificar os motivos pelos quais o tribunal o puniu, mas garantiu que não houve desvio de verba pública para seu bolso, e disse que nos seus mandatos nunca foi citado o pedido de seu afastamento. Antes contou toda trajetória politica do Hamilton Rios considerado o maior líder do grupo “vermelho” de Coité.
Renato Souza criticou a falta de assistência do gestor a população carente do município, segundo ele, quando tomou posse ouviu do seu líder maior (Hamilton Rios) o pedido de cuidar das pessoas carentes e segundo ele isso fez, mas o que está vendo neste governo é um povo desassistido, “pessoas que não conseguem um remédio no valor mínimo que seja”.Protestou.
Vereador Nego Jai líder da oposição da Câmara, meses atrás gravou um áudio que ganhou repercussão quando acusou o prefeito Assis e o chamou de “moleque, negrinha entre outros adjetivos negativos ”. No seu discurso não deixou de fazer duras criticas ao partido e ao governo municipal e disse que está respondendo 17 processos, mas confia que a justiça vai lhe absolver, pois o que tem feito é a defesa do seu povo.
O deputado Elmar Nascimento é conhecido por sua rigidez nos discursos onde não faz rodeios, ao tratar os políticos do PT como pertencentes a “ facção criminosa”. Disse que ao ouvir de Vertinho que todo politico é inocente até que se prove contrario, porém disse que se for do PT, já é suspeito. Prometeu continuar firme no apoio ao grupo e garantiu em caso de conquista colocar uma emenda parlamentar para construção de um hospital em Coité.
O ex-deputado Emério Resedá que ao lado de Tom articulou o encontro, disse que a presença de público superou todas suas expectativas, e que havia uma cobrança por parte das pessoas de quando o grupo iria promover um grande encontro .De acordo com Emério, o encontro teve também como objetivo uma prestação de contas do deputado Tom com a população, pois, mesmo sendo deputado de oposição tem defendido os servidores públicos, protestando contra a precaridade das estradas, entre outros outros assuntos.
Emerio disse que foi oportuno também pois mostrou para o povo que o grupo está unido , “porque diziam que o grupo liderado por Hamilton Rios tinha acabado, estava rachado, mas está unido o próximo prefeito de Coité vai sair desse palanque, eu tenho certeza, que essa união é para o bem do povo de Coité e a partir daquele momento iniciava uma pré campanha com objetivo de tirar o PT do poder que lhe foi dada uma chance e não correspondeu as expectativas do povo.” Finalizou o ex-deputado.
[poll id=”149″]
Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas