Nesta sexta-feira, 25, a partir das 18h, na praça da Babilônia, na cidade de Conceição do Coité, acontece o II Sarau da Babilônia, desta vez, em homenagem ao natal.
O Projeto “Sarau da Babilônia” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité, através do Departamento de Cultura – DECULT, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. Apoiam o evento a ONG CPECC, os Núcleos Setoriais de Artes Integradas e o Colegiado de Cultura do município supracitado.
Misturando arte e cultura popular coiteense, bem como expressões artísticas convidadas, cada mês o projeto traz uma temática norteadora. O I Sarau aconteceu em novembro deste ano e teve como tema principal à consciência negra. Neste mês de dezembro, a bola da vez é o tempo natalino, de modo contextualizado com a realidade local.
Contemplando linguagens artístico-culturais, classificação livre, com entrada franca, o público convidado vai ser agraciado com as riquezas das artes dos setores (núcleos temáticos): artes literárias, musicais, cênicas, visuais e audiovisuais, artes de povos tradicionais, artes da agricultura familiar e Economia Solidária Criativa.
O público, também, vai ter a oportunidade de visitar ou revisitar, antes ou após o Sarau a Exposição de Pepeu Ramos(pintor coiteense da comunidade de Goiabeira), que está em evidência, no salão de exposições da praça até o dia 04 de março (entrada franca).
Para Fredson Costa, gestor cultural do município, o projeto é a convergência dos sonhos, das lutas da nova gestão do DECULT, em sintonia, com os artistas e fazedores de culturas coiteenses, do Fórum Permanente de Cultura, que acreditam em um novo jeito de se conceber gestão cultural, de modo dialógico, participativo e democrático. Penando assim, além de fonte de alegria e fraternidade, o Projeto é um veículo cidadão de ocupação e dinamização de espaços, bem como espaço de revitalização, fortalecimento, fomento, integração e circulação das artes e saberes locais.
A secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Perpetua Sampaio, por sua vez, disse que o Sarau da Babilônia, neste mês natalino, “é um convite para a humanidade, a partir de Conceição do Coité, repensar o jeito de ser e conviver com seu espaço e seu próximo. É tempo de resgatar valores, de um modo especial, celebrando o dom da vida com uma visão menos consumista possível e mais fraterna. E, assim, vivenciar, na coletividade, a espiritualidade do Natal, através das artes integradas e da valorização da cultura popular, dentro de uma sinergia global e uma contextualização local”.
Confira a programação:
- Banda Cruz e os Credos (Salvador / Coité);
- Patrícia Tavares (musicista – maestrina – pianista – cantora / Brasília – DF);
- Orquestra Santo Antônio (Conceição do Coité);
- Núcleo de Dança Fênix (Coité);
- Grupo de Dança Red Lips (Coité);
- Coletivo Nova Palmares (Coité);
- Teatro Cactus (Coité);
- Teatro Cavaleiros Troianos (Coité);
- Grupo Mundo Capoeira (Coité);
- Percussão Revolução da Gente (Coité);
- Acsa Bruna (cantora / Coité);
- Fernanda Santos (cantora e compositora / Coité);
- Inara Santos (compositora e cantora / Goiabeira-Coité);
- Ninho Pestana (cantor e compositor / Coité);
- Bruno Silva (cantor / Coité);
- Vizek (cantor e compositor / Coité);
- Ras Pereira (cantor da Banda de Reggae Quixanayah / Coité);
- Artur Aríston (poeta e dramaturgo / Coité);
- Saulo Cardoso (poeta / Coité);
- Olívia Veenstra (poetisa / Coité).
Veja o vídeo:
Redação CN* com informações da DECULT