Na última segunda-feira 28, foi feito um manifesto pacifico, no Banco do Brasil de Euclides da Cunha, onde houve a participação de vários segmentos da Sociedade Civil Organizada a exemplo da Paróquia, entidades sindicais, associações comerciais, Câmara de Vereadores e a participação popular, todos em prol da manutenção do banco no Município, assim como abertura total, pois após duas explosões a agência foi recuperada e está funcionando apenas serviço interno e a Superintendência divulgou uma nota que em menos de um mês fechará totalmente.
A decisão não agradou os correntistas nem a população de modo geral, pois com o fechamento o comerciante, o aposentado, ou qualquer serviço que antes era feito em Canudos passa a acontecer na cidade de Euclides da Cunha, distante mais de 80 km.
Os manifestantes estiveram no Banco do Brasil de Euclides e informaram que só deixariam a instituição caso o Superintendência voltasse atrás da decisão, mas chegaram a um acordo de formar uma comissão e acompanhada da deputada Fátima Nunes (PT) se reuniu na manhã desta terça-feira,29, em Salvador onde mostraram os prejuízos e transtornos que a cidade terá sem o banco.
Além da parlamentar estiveram presentes na reunião o prefeito de Canudos Genaro Rabelo, Ednei Souza ( Chê do Sertão ) Sindicato dos Servidores, Laércio Malaquias – STR, Adaílton Santos Gama – Ex – prefeito, Damião Santana Cardoso – Associações Rurais de Canudos, Gilson Cardoso de Macedo – presidente da Câmara. Rômulo de Itinho – Vereador, Luiz Paulo Neiva – UNEB, José Uilton Gama – Presidente da Associação dos Comerciários, José Albino – Vereador, Georgina Calmon – Coordenadora da ASSECAS e o advogado Roberto Gama – Jurídico da Prefeitura de Canudos.
“Participei junto com a comitiva da cidade de Canudos, onde nos reunimos com o senhor Sérgio Dourado Gaspar, que é o superintendente regional de governo do Banco, Luciana Lacerda gerente e Romeu Schiavon, gerente de administração. Na pauta discutimos sobre a reabertura total da agência do Banco do Brasil de Canudos. Após o último assalto com explosivos, o Banco do Brasil do município foi danificado completamente em sua estrutura. A agência já foi reformada e está funcionando parcialmente, só com serviços internos e não estão abertos ao publico. E nesta terça-feira, a comitiva saiu satisfeita da reunião, pois além do manifesto e da audiência com superintendente, foi deixado um documento com varias assinaturas (Abaixo Assinado) onde o Banco do Brasil irá analisar e reabrir a agência de Canudos para o publico”. Relatou a deputada Fátima Nunes que disse ter saído esperançosa que o superintendente volte atrás da decisão tomada para o conforto e o bem estar da população.
Redação CN * Informações Assessoria Parlamentar