Sob o sol escaldante e uma terra poeirenta, resultado de meses sem chover, o helicóptero que levava o governador Rui Costa (PT), aterrissou ás 09h30 no campo se futebol, provocando muita poeira, numa demonstração do quanto a seca tem castigado o Povoado do Gregório, município de Queimadas, no território do sisal.
O chefe do executivo baiano foi inaugurar o sistema de abastecimento de água de Gregório, Cancela, Fazenda de Cima 1 e 2, Petrolândia que atenderá 2.200 moradores num investimento de R$ 3.985.555,00 oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep) e foi executada pela Embasa, empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, na oportunidade entregou 12 motocicletas, quatro carros e uma caminhonete, para atender três mil famílias que vivem da agricultura, em 11 municípios da região e serão utilizados na assessoria técnica prestada pela organização internacional “Humanas People to People”, entidade sem fins lucrativos que desenvolve centenas de projetos em mais de 40 países e ainda dezenas de títulos de terra.
Para atender a população com água de qualidade, foi construída uma adutora com 46.824 metros e 550 ligações domiciliares com hidrômetro e o prefeito Tarcísio de Oliveira Pedreira (PR), em seu pronunciamento, falou que estava vivenciando um momento marcante na história de Queimadas, principalmente pelo período de seca em paralelo a crise que está enfrentando.
Destacando a importância da obras, Tarcísio lembrou que todos os prefeitos e vereadores que passaram pela executivo e legislativo queimadense e mesmo os que estão no mandato, pediram está obra. “As associações mandavam ofícios, os líderes pediam, todos nesta luta e somos gratos ao ex-governador Jaques Wagner e a vossa excelência governador Rui Costa que continuou a obra. Fui vereador com 22 anos, vice-prefeito e prefeito, e desde o meu primeiro mandato de vereador já lutava por esse obra”, Afirmou o gestor.
O gestor aproveitou o momento para reconhecer a dificuldade que todos os gestores, seja prefeito, governador ou presidente vem enfrentando por conta da crise, mas mesmo assim disse que existem várias obras – No Gregório reformou o Posto de Saúde e conta com médicos todos os dias, a escola está sendo reformada e com seus serviços em dias. Disse que ao sair do Gregório iria a prefeitura arrumar os documentos para liberação do 13º salário dos funcionários que será pago dia 20 e o salário 30 de dezembro.
O agricultor Mariano Batista Simões, liderança comunitária, foi convidado a discursar em público representando todos os moradores. Ele contou um pouco da história da obra prometida há mais de 26 anos. “Foram muitas promessas, enganações, mentiras, conversas a cada quatro anos, sofrimento com os carros-pipa, enfim, aqui (Gregório) ninguém acreditava em político”. Afirmou.
Devoto de Santa Bárbara – Mariano Simões, responsável pela “pressão” da vinda da água, arrancou aplauso em seu pronunciamento e convidou o governador Rui Costa para comemorar seus 66 anos, cujo aniversário foi nesta sexta-feira (4), dia em louvor da Santa de quem é devoto. “Fiz promessa para a chegada da água e aqui está o pagamento: caruru, um dos pratos mais saborosos da Bahia, e eu fiz questão de comer”, contou o governador em seu perfil oficial no Facebook.
Em 2010, exercendo a função de secretário de Relações Institucionais, Rui Costa foi à comunidade e lá ouviu a queixa de ‘Seo’ Mariano e outros moradores e a desesperança nos políticos. “Ele garantiu a obra, mas nós não acreditamos, eu disse é mais um enganador. Mas ele foi diferente, não prometeu trazer os canos, ele trouxe logo foi a água”, comemorou Mariano.
O governador Rui Costa ficou satisfeito com o evento e a alegria do povo. “Eu estive aqui em 2010 e o povo estava revoltado porque dizia que há décadas a água era prometida aqui para os moradores. Volto hoje como governador para inaugurar este sistema de abastecimento que beneficiará várias comunidades, trazendo qualidade de vida para as pessoas”, afirmou o governador.
Deputados presentes
O deputado estadual Alex da Piatã (PMDB), disse que estava muito feliz pelo sistema de abastecimento d’água. Demonstrando conhecimento de causa, falou sobre a reivindicação da comunidade de Alecrim, que pede para abrir as comportas da barragem de Pedras Altas, como forma de amenizar o sofrimento da seca. O parlamentar contou que esteve com técnicos da EMBASA e eles disseram da inviabilidade por conta dos municípios que estão do outro lado da barragem, mas pediu encarecidamente que fossem liberados carros-pipa para atendimento daquela região.
Alex falou também sobre a importância da limpeza da barragem dos Cochos, um ponto turístico e de geração de emprego e renda. “Nesta barragem não tem comporta e o rio está ficando poluído, sem área de lazer. Está barragem fica praticamente dentro da cidade”, concluiu.
A deputada Maria del Carmen (PT), disse que vem nesta luta há muitos anos, mesmo antes do ex-prefeito Paulo Sérgio Brandão assumir o mandato com a queda do ex-prefeito Maurinho. “Apesar de ser banhado por três rios, Itapicuru Mirim, Itapicuru-açu e Jacurici, Queimadas ainda sofre com a falta d’água e como forma de minimizar este problema conversamos o presidente da Embasa, na época, Abelardo Oliveira, solicitando a extensão da rede de água para os povoados de Gregório, Pedrolândia e Fazenda de Cima. Ele se comprometeu a avaliar a viabilidade da obra e tudo deu certo”, falou Del Carmem.
Joseildo Ramos (PT) destacou a aprovação popular do governador Rui Costa, mesmo nestes tempos difíceis. “Sua presença nas comunidades, seu esforço para que todos tenham uma melhor qualidade de vida e está obra é um exemplo, levando em conta o que representa para saúde do povo”, falou o parlamentar. Ele finalizou reivindicando água para o Povoado de Lagoinha.
Gika Lopes disse que tem parentes nesta comunidade e que há muitos anos frequenta o local e que a água barrenta disputada pelos moradores através dos carros-pipa acarretava até em doenças. “O petista disse que de 2007 até 2014, foi o período da história em que o estado mais se investiu em água e saneamento, foram cerca de R$ 8 bilhões”, falou Bezerrão, como é chamado parlamentar. Ao retornar para Serrinha, o veiculo do parlamentar caiu em um dos buracos n BA 120, estourando um dos pneus. “Sentindo na pele”, brincou Gika.
A única federal presente, Moema Gramacho, disse que projeto que mexe com água, mexe também com a esperança. A petista como tem feito em todos os lugares não deixou de fazer a defesa da presidente Dilma que passa por momento complicado com a abertura do pedido de impeachment permitido pelo presidente da Câmara Eduardo Cunha, ela criticou bastante o colega parlamentar e entoou o coro: fora Cunha, fica Dilma e volta Lula 2018.
Organização internacional “Humanas People to People”
É uma entidade que trabalha com o desenvolvimento rural sustentável, mais precisamente com os agricultores famílias desde de 2017. Segundo Paulo Dul, o trabalho começou em Cansanção e hoje atua em 11 municípios. Eles receberam 12 motocicletas, quatro carros e uma caminhonete, para atender três mil famílias que vivem da agricultura. Os veículos serão utilizados na assessoria técnica prestada pela Associação Humana Povo para Povo Brasil aos agricultores, que com o serviço podem ter sua renda ampliada de 30% a 100%. “Estamos vendo uma sociedade cível mais ativa e os resultados são visíveis”, falou.
Redação CN/ fotos: Raimundo Mascarenhas