Um ônibus que transportava 60 policiais caiu em um rio seco em Balboa, na província de Salta, região norte da Argentina, e pelo menos 43 pessoas morreram e oito ficaram feridas. O acidente aconteceu às 2h (3h de Brasília) desta segunda-feira (14).
O ônibus caiu de uma altura de cerca de 15 metros. Segundo informações da agência Associated Press (AP), o número de mortos foi confirmado pelo governador de Salta, Juan Manuel Urtubey, e por seu ministro de Saúde, Oscar Villa Nougues.
Ainda de acordo com a AP, o acidente aconteceu enquanto um comboio de três ônibus com passava perto de Salta, que fica a cerca de 1.500 km ao norte de Buenos Aires. O motorista perdeu o controle da direção na hora de atravessar uma ponte e o veículo virou. Ainda não há mais informações sobre as causas do acidente.
Luto
Mauricio Macri, presidente recém-eleito, decretou luto oficial de 24 horas na Argentina e chamou o acidente de “uma desgraça”. Macri enviou ainda seus pêsames aos parentes dos policiais. “O povo argentino deve estar com estas famílias”, disse ele, que estava em um evento com produtores agrícolas em Pergamino, a 220 km ao noroeste de Buenos Aires.
O governo brasileiro também emitiu uma nota de pesar pelo acidente:
O Governo brasileiro tomou conhecimento, com grande pesar, do acidente rodoviário ocorrido hoje na cidade argentina de Rosario de la Frontera, na Província de Salta, que vitimou mais de 40 integrantes da “Gendarmería Nacional Argentina”. O Brasil manifesta sua solidariedade às famílias das vítimas, ao povo e ao Governo da Argentina.