Neste final de semana, o Sisal recebe as apresentações inaugurais da Orquestra Regional do Sisal, que realiza dois concertos na região amanhã (12 )e no próximo sábado (13) , nos municípios de Serrinha e Conceição do Coité. Os concertos fazem parte das ações que a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia desenvolve no interior do Estado em 2015, para criar um ambiente de cooperação mútua entre parceiros que trabalham com formação e prática musical coletiva em um mesmo território de identidade.
A Orquestra Regional do Sisal é formada por 80 músicos da Orquestra Santo Antônio, de Conceição do Coité, e da Filarmônica 30 de Junho, de Serrinha. Durante o primeiro concerto, a Orquestra irá apresentar ao público sete peças clássicas e populares. Entre elas, composições da coletânea tradicional europeia, escritas pelo russo Tchaikovsky e o alemão Johannes Brahms, e outras populares como Gonzagueando, de Maestro Duda, e Pout pourri natalino, com arranjo de Jamberê Cerqueira, músico que integra o núcleo de compositores do programa NEOJIBA.
O repertório que será apresentado nos dois concertos, no amanhã (12) às 18h, na Catedral Nossa Senhora de Santana, em Serrinha, e no próximo domingo(13) às 19h, na Praça Dr. José Gonçalves, em Conceição do Coité, é fruto de muito trabalho. Ao longo de cinco finais de semana, entre os meses de Junho a Novembro, monitores do NEOJIBA trabalharam com os músicos do território do Sisal as composições selecionadas para esta primeira apresentação pública. Os ensaios fizeram parte das atividades propostas para a edição 2015 das Caravanas Pedagógicas da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia.
“Estamos muito ansiosos para apresentar o resultado desses quase seis meses de trabalho árduo. Aqui em Coité a expectativa é ainda maior, pois vamos nos apresentar na praça e esperamos levar música para muitas outras pessoas que não tem o hábito de ir ao teatro”, afirma o coordenador da Orquestra Santo Antônio, Josevaldo Nim. “A formação da Orquestra Regional é um ação muito importante para essa região, pois além de criar uma integração e fortalecer os projetos daqui, nos apresenta o desafio de aprimoramento constante. Agora, cabe a nós, buscar espaço para dar prosseguimento a esse legado”, explicou.
A Rede de Projetos Orquestrais da Bahia realiza as Caravanas Pedagógicas 2015 com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da CCR Metrô Bahia. Nesta edição, o projeto ofereceu qualificação no campo da gestão às lideranças de projetos musicais e filarmônicas parceiras, além de consultoria individual para elaboração de projetos e captação de recursos. Também promoveu workshop para construção de instrumentos a partir de materiais alternativos e desenvolveu ações diversas de intercâmbio musical entre os músicos sediados no interior do Estado e àqueles que atuam como multiplicadores do Núcleo de Gestão e
Formação (NGF) do NEOJIBA em Salvador. Um total de 09 projetos de música e filarmônicas, sediados nos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália, Conceição do Coité, Serrinha, Capim Grosso e Jacobina, foram contemplados com as ações de intercâmbio e cooperação propostas pela Rede de Projetos Orquestrais da Bahia em 2015. Como resultado, foram constituídas Orquestras Regionais em 03 Territórios de Identidade: Sisal, Piemonte da Diamantina e Costa do Descobrimento.
Sobre a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia (RPO)
A RPO se constitui como espaço de articulação e cooperação entre o programa NEOJIBA e seus parceiros. Foi criada em 2013 para atender a uma demanda crescente por apoio pedagógico e orientação para qualificação e criação de projetos musicais existentes no interior do Estado. Está presente em 22 municípios e 13 Territórios de Identidade. A rede atua em parceria com 24 projetos, responsáveis pelo atendimento direto a um público estimado em 1.800 pessoas. Em 2015, passou a integrar a Rede Cultura Viva do Ministério da Cultura.
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.
Victor Vasconcelos