Por causa dos estragos provocados pela chuva que vem afetando o estado desde o início desta semana, a prefeitura da cidade de Riachão do Jacuípe decretou, na última quinta-feira (7), situação de emergência para o local. As fortes precipitações fizeram o Rio transbordar e 60 famílias precisaram abandonar suas residências.
A prefeita da cidade, Tânia Alves, afirmou que a determinação de emergência vai possibilitar que o governo federal disponibilize recursos para que a prefeitura possa arcar com os prejuízos causados pelo temporal. Ela disse que o município passa por dificuldades financeiras e busca contar com o apoio dos governos estadual e federal para dar assistência aos moradores prejudicados e recuperar as pontes e estradas danificadas.
A prefeitura também começou a distribuir neste dia, cestas básicas para as pessoas afetadas pela enchente. Tânia Alves tenta marcar uma audiência com o governador Rui Costa, para conversar sobre os prejuízos na cidade com este temporal. Ela relatou que vai passar para o governador toda a situação e que vai esperar a homologação da situação de emergência, que segundo a mandatária da cidade, deve acontecer nos próximos dias.
Varela Notícias