A Associação de Vaqueiros de Quijingue – (AVAQ), realizou no último domingo,10, a V edição da Cavalgada dos Amigos, onde reuniu centenas de cavaleiros e amazonas de todo o território do sisal. Já tradicional, depois da celebração da palavra e a bênção dos vaqueiros, feita pelo padre Enivaldo Barbosa, os participantes saíram em cavalgada do Largo do Centro de Abastecimento, passou pelas ruas José Bezerra Neto e Felisberto José da Silva, praça de eventos, retornando ao largo do Centro de Abastecimento e seguindo para o povoado de Boa Vista do Zezé onde aconteceram shows com André Mendes, Taty Vaqueira e Forrozão Sela Rasgada.
Segundo os organizadores, esse ano o número de participantes foi bem maior do que os anos anteriores e alegria eram visíveis entre as pessoas que aproveitaram o momento para comemorar as chuvas que caíram na região nos últimos dias, mudando a passagem do percurso por onde passou a cavalgada.
A cavalgada contou com o carisma de Tatiana do Gado, ou Tati Vaqueira, como gosta de ser chamada, a sensação do momento no mundo das festas de gado. A artista além de se apresentar no palco, participou do desfile, demonstrando muita popularidade junto aos demais aboiadores. Tati ganhou fama após postar vídeos aboiando nas redes sociais. Em cima de um mine trio elétrico, a sergipana chamou a atenção pelos seus versos e entrosamento com os aboiadores Edmundo e Toinho, dentre outros que levaram a alegria aos participantes.
O empresário Clemilton Gonçalves Cavalcante, conhecido com Peixe, um dos idealizadores da cavalgada dos amigos, ficou muito satisfeito com êxito da V edição da festa. Ao ouvir os aboiadores, Peixe, que divide seu tempo entre a Bahia e São Paulo, em especial nos municípios do território do sisal e agora em Juazeiro, onde tem negócios, lembrou que o Sertão baiano enfrentou nos últimos meses uma onda intensa de calor e ausência de chuva e neste período o uso de água foi dobrado, aliado a evaporação devido às altas temperaturas que chegou a preocupar, “mas para alívio do todos no meio da semana passada a chuva voltou a cair generosamente na região”, comemorou.
O presidente da Associação dos Vaqueiros de Quijingue, João Francisco dos Reis, 37 anos falou ao CN que a felicidade externada no seu rosto era pela chegada das chuvas e pelo de pertencer a uma profissão reconhecida oficialmente em 2013. Ele contou com precisão que acompanhou o dia que foi oficializado o vaqueiro como profissional responsável pelo trato, manejo e condução de animais como bois, búfalos, cavalos, mulas, cabras e ovelhas e, além disso, estão entre as atribuições do vaqueiro: alimentar os animais, fazer a ordenha, treinar e preparar animais para eventos culturais e socioesportivos com a garantia de que não sejam submetidos a atos de violência.
João Cuia, como é conhecido lembrou que em 2014 foi criada a Associação de Vaqueiros de Quijingue (AVAQ) com o objetivo de fortalecer a classe na defesa do homem do campo que historicamente sofre tanto e melhorar os eventos que alegram a todos que gostam da labuta com o gado. A entidade é composta por 25 vaqueiros. Outra alegria de Cuia foi vê sua filha Maria Joana escolhida rainha dos vaqueiros.
Na cavalgada, além dos fazendeiros, amazonas, amantes deste tipo de festa, também estava os vaqueiros de profissão, a exemplo do aposentado Zezinho, residente na zona rural do município e com orgulho estava vestido a rigor com chapéu e gibão.
Este foi o terceiro ano consecutivo que a equipe do CN marcou presença na cavalgada dos amigos. Veja o álbum de fotos dos melhores momentos.
Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas