O Município de Queimadas no território do sisal sofreu com a enchente após o sangramento da Barragem de Ponto Novo, o grande volume d’água teve que mobilizar a Policia Militar para ajudar as pessoas a saírem de suas casas.
Em Queimadas tudo começou a partir das 17h de sábado,23, quando a policia militar começou a receber pedidos de ajuda. Assim, em conjunto com os órgãos municipais, iniciou-se uma operação de socorro as vitimas da enchente. O Rio Itapicuru já subia 1 metro por hora. Em determinados locais a água chegou a 1,80m de altura.
Alguns moradores recusavam-se a abandonar suas casas, porém com diálogo os policiais conseguiram retirar os moradores. Em uma residencia três senhoras, inclusive uma idosa teve que ser retirada nos braços dos policiais. Até as 13h deste domingo, a operação continuava.
Um grande numero de animais foram vistos sendo arrastados pelas aguas do rio, que baixou consideravelmente na parte da tarde, mas existe uma previsão de chagada de novo volume d’água que deverá provocar nova enchente. Policias e órgãos competentes estão em alerta.
Nordestina
Seis pessoas que estavam isoladas na Fazenda Mãe Chica, no município de Nordestina, município vizinho a Queimadas foram resgatadas por um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), no começo da tarde deste domingo (24).
A operação foi realizada depois que a família pediu socorro e nenhum outro meio de transporte poderia chegar ao local, por causa da cheia do Rio Itapicuru, que deixou a área totalmente isolada.
Os seis membros da família – pai, mãe e filhos – foram colocados em terra firme algumas horas depois que a aeronave foi acionada e saiu de Salvador para Nordestina.
O tempo de vôo até chegar ao destino, foi de quase 1h30. Todos da família passam bem e estavam apenas assustados com a possibilidade do Rio Itapicuru aumentar ainda mais o nível.
Redação CN