Com presença de agricultores familiares, entidades sociais beneficiadas, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e órgãos parceiros, a Prefeitura Municipal de Valente, lançou em ato solene, na manhã desta sexta-feira (29), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que pela primeira vez através de parceria entre a prefeitura e o governo federal investirá na primeira etapa R$ 203 mil na compra de produtos alimentícios oriundos da agricultura familiar, beneficiando, inicialmente, 31 agricultores e mais de mil famílias, que são atendidas pelo poder público e entidades sociais, como APAE, CRAS, CREAS e Fundação Otávia Simões.
Durante o evento realizado ao lado da prefeitura, o prefeito Ismael Ferreira frisou a dedicação da equipe do Governo Valente em se adequar as exigências do programa para viabilizar sua execução no município, desenvolvendo assim o meio rural, fomentando a agricultura familiar, proporcionando alimentação de qualidade para famílias em insegurança alimentar e nutricional que receberão gratuitamente os produtos e terão à sua mesa alimentos frescos e saudáveis.
Alimentos como: aipim, feijão, abóbora, geleia, beiju, sequilhos, hortaliças, farinha comum, farinha de tapioca, batata doce, tempero seco, bolo e biscoito de coco são alguns dos itens entregues. Cada órgão contemplado destinará os alimentos ao público o qual atende. Dentre estes, famílias carentes, igrejas, hospitais, associações, entre outros.
Na primeira etapa, cada agricultor vinculado ao programa poderá vender para a prefeitura até R$ 6.500 reais em alimento naturais, livres de agrotóxico. Na solenidade, o gerente do Banco do Brasil, Paulo Júnior, fez a entrega dos cartões aos agricultores/fornecedores dos produtos que receberão o pagamento em conta feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social diretamente ao agricultor familiar individual.
Inicialmente, o prazo da entrega era 31 de janeiro/2016, um prazo relativamente curto para conclusão, contudo, o prefeito Ismael Ferreira dialogou com os ministérios MDA e MDS e conseguiu prorrogação do prazo, garantindo assim execução plena do programa e possibilidade de o município ser contemplado nas próximas etapas.
Estiveram presentes no evento o delegado do MDA, Weliton Resedá, vereadores (Gabriel Mota e Marcondes Cunha), entidades da sociedade civil organizada, lideranças politicas, religiosas e comunitárias.
Fonte: Assessoria PMV