Depois de nove dias de atividades religiosas, foi encerrado na noite de domingo (03), os festejos em louvor a Sagrada Família, padroeira do município de Valente, localizado no território do sisal.
Para o padre Aroldo dos Santos Carneiro, vigário da paróquia, que também é responsável pelo município de São Domingo, foi um momento forte para o povo católico, ou seja, quase 80% da população, que se prepara para os cinquenta anos de paróquia que será comemorado no inicio do próximo ano. “Aqui em Valente e São Domingos, a nossa igreja é viva, participativa e viemos um momento forte de evangelização, escuta da palavra de Deus e encontro com as famílias, afinal é a maior festa religiosa do município”, falou padre Aroldo.
Com o tema “Com a Sagrada Família de Nazaré nos perguntamos: O que está acontecendo com a nossa Casa?”, baseado na encíclica do papa Francisco sobre o meio ambiente e segundo padre Aroldo, foram nove dias de reflexão e muita oração para ver o que se pode fazer com o meio ambiente. Formada por 50 comunidades eclesiais de base pertencente aos dois municípios, foi realizada uma missão Interparoquial com a imagem da Sagrada Família no período de 29 de Novembro a 25 de Dezembro, onde a imagem da Sagrada Família passou por diversas comunidades.
Há quatro anos a frente da paróquia e a dois e meio sozinho, padre Aroldo disse vem trabalhando para assistir a estas comunidades, além das sedes dos municípios, existem povoados grandes a exemplo de Ouro Verde e Santo Antonio, em São Domingos e Valilândia e Santa Rita de Cássia, Valente. A igreja matriz, que recentemente foi reformada, ficou pequena para quantidade de pessoas, sendo necessário colocar um telão na área externa e uma grande quantidade de cadeiras, onde foi retransmitida a missa celebrada por dom Itamar Vian, arcebispo emérito de Feira de Santana.
Segundo dom Itamar Vian, celebrar a Sagrada Família significa “viver os valores da família”. Ele destacou também o envolvimento da família na igreja. “Família é símbolo de paz e união e que, nesse ano que se renova, tenhamos a humildade de perdoar os nossos familiares e renovar a nossa fé”, desejou o arcebispo.
Ao final da missa foi realizada a procissão pelas ruas do centro da cidade, encerrando, assim, a festa da Sagrada Família. Para que a festa fosse conduzida de forma organizada, 27 pessoas integraram a comissão organizadora.
Presenças – Prefeito Ismael Ferreira (PT), acompanhado dos vereadores José Robson Duarte Cunha (PMDB), mais conhecido por Zé de Zeli e Gabriel Oliveira Mota (PMDB), da secretária de Gabinete, vereadora licenciada, Maria Madalena Oliveira Firmo e o deputado estadual, Alex da Piatâ (PMDB), assistiu a missa de encerramento da festa.
Para o deputado Alex da Piatâ, a festa é sempre muito bonita e todos os anos participa e que era o momento de refletir sobre a nossa vida em família, sobre o perdão e nos leva a ver a imagem de Jesus Cristo como um símbolo familiar que devemos seguir como exemplo de dedicação.
Redação CN * Fotos: Teones Araújo