O município de Xique-Xique, localizado às margens do Rio São Francisco, é mais um a cancelar o carnaval por conta das chuvas que caíram no mês de janeiro em grande intensidade, e fez com que o prefeito Alfredo Ricardo (PT), decretasse situação de emergência nesta quinta-feira (28), a cidade ilhada. Desde o início do mês, já foram registrados mais de 560mm de chuva. A cidade enfrenta o maior temporal das últimas décadas.
A enxurrada avançou pelas ruas da cidade, invadindo casas comérciais e diversas residencias. A correnteza levou até um jacaré com quase um metro para o meio da rua. O trânsito também está caótico e oferece riscos aos motoristas e pedestres.
Muitas famílias que tiveram suas casas tomadas pela água, se abrigam em casas de parentes ou amigos. A prefeitura também disponibilizou prédios escolares para acolher os desabrigados.
Por conta dos inúmeros transtornos, o início do ano letivo também foi adiado para 11 de fevereiro. “Não dá para pensar em festa diante de uma situação dessa. O foco é ajudar as famílias e, depois das chuvas trabalhar para reparar os danos”, disse Alfredo.
Informações Irecê Repórter