“Não podemos descuidar, nem a equipe da secretaria de saúde tem condições de trabalhar no combate ao aedes egypti se não tiver a colaboração de cada cidadão e cada cidadã”. Afirma o secretário de Saúde do Município de Conceição do Coité Leonardo Mascarenhas, preocupado com o aumento dos casos de dengue, chikungunya e o zika vírus que preocupa, além do Brasil, outros países a exemplo dos Estados Unidos.
Segundo Leo como é conhecido o secretário, os agentes de endemias de Coité tem feito um trabalho eficaz e apesar da existência das doenças causadas pelo mosquito, a população pode comemorar, pois com o trabalho árduo dos profissionais de saúde tem mantido Coité fora de um quadro de epidemia e pensando em manter esse projeto e diminuir ainda mais os índices, vai está realizando no próximo sábado, 13, uma verdadeira força tarefa no combate ao mosquito no Distrito de Salgadália, o maior e mais populoso do Município.
“Estamos fazendo um trabalho semelhante ao que foi feito em anos anteriores, quando a prefeitura disponibiliza equipes de várias secretarias para realizar uma tarefa conjunta, entrando de casa em casa e mostrando aos moradores onde está o perigo e o que deve ser feito para evitar que os mosquitos se reproduzam. Fizemos duas reuniões com a população de Salgadália e no próximo sábado vai conosco para a guerra contra o mosquito”. Afirma o secretário.
Leonardo disse que o mesmo trabalho que está sendo planejado para Salgadália será realizado em outros distritos, povoados e bairros.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica Deniere Santiago, disse que nos anos 2013 e 2014 quando já se comentava o alarmante crescimento, principalmente da dengue transmitida pelos aedes egypti, Coité se manteve estável. “ As pessoas hoje em dia quando sente algo com sintomas parecidos com dengue, zika ou chikungunya, vai logo dizendo que está com a doença. A gente pede que qualquer suspeita mantenha contato conosco, pode ser uma virose e as pessoas se assustam pensando se tratar de um vírus transmitido pelo mosquito.” Alertou Deniere.
A coordenadora disse ao Calila Noticias que a microcefalia também já chegou a Coité e teve um caso confirmado na semana passada, e dois casos notificados que ainda não foram confirmados. “Mas o caso confirmado em Coité já está aos cuidados da secretaria de saúde, o bebê passa bem e estamos dando todo apoio, tanto a criança quanto a mãe. Mas é preciso que cada um se conscientize, seja soldado nessa guerra, não pode um morador fazer a parte dele e o vizinho não fazer, é preciso um trabalho conjunto e continuo para erradicar esses terríveis mosquitos”. Alertou Deniere.
A Prefeitura está com o contato da ouvidoria a disposição inclusive pelo WhatsApp 99268 – 8213 / 3262-1523 contato direto com a Secretaria de Saúde do Município.