Durante toda semana a mídia baiana divulgou de forma extra oficial a troca de partido do deputado Alex da Piatã, que estaria deixando o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e ingressando no Partido Social Democrático (PSD). Mas a assinatura de Alex oficializando sua segunda filiação em toda sua história de vida pública aconteceu na tarde de sexta-feira, 26, na sede do partido em Salvador, na presença do presidente e senador da república Otto Alencar.
Alex havia anunciado no ano passado que trocaria de partido, pois, ele no PMDB (oposição ao Governo ) estava sendo o único deputado da legenda na base de sustentação do Governo da Bahia e mais ético seria procurar um partido aliado, e de lá para cá, vários siglas partidárias fizeram convite, com destaque para o Partido Progressista (PP) do vice governador João Leão e Partido Social Liberal (PSL) agora presidido pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia – ALBA, deputado Marcelo Nilo.
O Calila Noticias acompanhou o ato de assinatura de Alex ao lado de Otto Alencar e ao falar para a reportagem disse que o sua escolha pelo PSD foi primeiro pela história, pelo posicionamento do partido não só na sua região (Sisal e Jacuípe) especificamente, como no estado da Bahia e no Brasil como todo, “um partido de centro que tem buscado ouvir a população e as lideranças, e na Bahia em especial um partido em crescimento. Temos que olhar sobretudo a questão de afinidade com as lideranças e com senador Otto, já havia simpatia de minha parte e tenho certeza que irá se consolidar ainda mais”. Afirmou Alex.
Alex disse que se filiou ao PSD pensando em atender a expectativa da grande maioria que apostou no seu trabalho, e tem colocado em pratica ações e projetos voltados para o bem comum, disse saber da força da sigla (PSD) mas seu compromisso de luta e com os parceiros de ontem e hoje vai continuar, “na minha vida ingratidão não prevalece e continuarei, haverá formação de novas alianças, mas aqueles que sempre marcharam comigo terão minha atenção especial.”Garante.
O parlamentar havia se desligado do PMDB no início da semana quando entregou sua carta de desfiliação a direção do partido. “Aproveito para agradecer ao PMDB. Fiquei dez anos no partido e fui candidato a vice-prefeito de Coité e eleito deputado pela sigla. Tenho muito respeito. Mas minha situação política, por estar na base ao governador Rui Costa, não me permitia ficar no PMDB”, explicou.
“Aproveito também para agradecer o convite dos outros partidos”, comentou o político que chegou a ser sondado pelo PTdoB, PSB, PSL e PP. Em breve acontecerá um ato político de ingresso de Alex no PSD na região do Sisal.
Alex vai para seu segundo ano de mandato legislativo em novo partido e também com a missão de presidir a Comissão de Saúde e Saneamento, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Ano passado esteve como membro titular da referida comissão e com a experiência de ter sido secretário de Saúde do Município de Conceição do Coité ficou lisonjeado pelo PSD ter indicado seu nome. “Vale ressaltar que não foi nenhuma exigência e nem acordo, me coloquei a disposição ao mesmo tempo deixei o partido a vontade para decidi caso optasse por outro nome, na segunda-feira, dia 29, deve haver a instalação da comissão e assumindo a presidência a gente espera fazer um bom trabalho para está representando bem o partido e a Bahia, a frente da comissão de saúde”. Finalizou.
Otto ao falar para o Calila Noticias disse que recebe com muita alegria no PSD o deputado Alex da Piatã, segundo ele fez lembrar sua passagem pela assembleia legislativa, pois o mais novo filiado tem um perfil muito parecido com o dele, lembrou que 1986 quando se candidatou a deputado não tinha quase nenhum prefeito e mesmo assim conseguiu se eleger, “ assim é Alex, as pessoas acreditaram no seu potencial, seu comprometimento, e ele tem um gênio bom pra política, carisma e vontade de fazer política certamente terá voos mais altos porque tem vontade de trabalhar. Você não pode colocar alguém na política que não tenha vontade. Eu por exemplo passei cinco anos no Tribunal de Contas, poderia passar mais dez anos, não me adaptei, renunciei e voltei para a política, minha praia, onde me sinto, tomando conta de gente, assim é Alex, pessoa muito dedicada e posso garantir que firmamos grande aliança.“Afirmou Otto.
Alencar disse que as portas do seu gabinete estão à disposição de Alex em Brasília, e que vários prefeitos e ex-prefeitos inclusive dos territórios do Sisal e Jacuípe, demonstraram muita satisfação receber Alex no partido.
Redação CN / Fotos: Teones Araújo