Com o objetivo de diminuir o custo dos motoristas que usam rodovias e transportes hidroviários pedagiados, o deputado Pastor Sargento Isidório (Pros) apresentou na Assembleia Legislativa projeto de lei que proíbe o aumento de preços nas praças de pedágios (BRs e BAs e ferryboat) na Bahia, nos fins de semana e feriados. “Não é porque a classe média em nosso país cresceu substancialmente nos últimos 13 anos que as cobranças absurdas e injustas se justificam”, afirmou o deputado.
Segundo o projeto de lei, fica vedada a cobrança de preços mais elevados nos fins de semana e feriados nas praças de pedágios e ferryboat e demais transportes hidroviários na Bahia (fiscalizados pela Agerba). “Os cidadãos usuários não podem ficar à mercê de diferenciação de preços a partir dos critérios subjetivos ou outros que também se justificam”, disse Isidório.
O deputado contou que na Bahia os consórcios e permissionárias das rodovias e transportes aquaviários estranhamente têm cobrado valores bem superiores nos sábados, domingos e feriados, inflacionando o ir e vir dos motoristas com seus veículos e transeuntes. O que em última instância encarece tudo: alimentos, serviços, viagens. Isto enfraquece a cadeia produtiva que perpassa por nossas estradas e mares, prejudicando e afastando pessoas e causando ainda mais recessão econômica”, completou.