Foram abertos na noite de terça-feira,16, o último período da atual legislatura da Câmara Municipal de Serrinha que foi iniciado em 1º de janeiro de 2013 e encerrará em 31 de dezembro deste ano (2016).
A sessão solene que contou com a presença de quatro pré-candidatos a prefeito, todos ligados a base do governo a exemplo do deputado estadual Gika Lopes, secretário de Administração Jivaldo Oliveira, Edvaldo Teixeira secretário de Relações Institucionais, todos do Partido dos Trabalhadores (PT) e Edylene Ferreira, atual presidente da Câmara, pelo Partido Verde (PV), serviu para cada vereador que usou da tribuna avaliar o que foi feito até 2015 e as pretensões para este novo ano.
A expectativa que a grande maioria dos vereadores saia candidato a reeleição, pois os discursos foram praticamente voltados para a continuidade dos trabalhos em prol da população de Serrinha. Conforme falou a própria presidente Edylene quando afirmou que talvez fosse a maior bancada de todos os tempos, quando teve atuação dinâmica com o maior número de projetos e indicações.
Na condição de vereadora e presidente da Câmara, Edylene disse que se sente preparada para disputar a cadeira do executivo, segundo ela, todo prefeito deveria passar pela câmara, pois é por lá que ele conhece de perto todos os problemas de um município.” Quanto o meu desejo de ser prefeita de Serrinha, me faz lembrar a frase de meu pai [saudoso Ernesto Ferreira, ex-vice-prefeito, ex-vereador e ex-delegado de Policia] ‘quem é soldado deseja um dia ser capitão’ e estou nessa, me sinto preparada, fui a primeira mulher a presidir a Câmara de Serrinha, tenho honrado meus compromissos, contas aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, e acredito que posso fazer mais por Serrinha”. Garante.
Definição do nome de Gika como pré-candidato do PT ainda não é certa
Quem acompanhou a sessão solene de abertura do legislativo e ouviu o anuncio dos três nomes que vêm sendo trabalhados no PT como pré-candidatos, deve ter ficado confuso, pois dois dias antes foi divulgado na mídia que já estava definido nomes de pelo menos 16 pré-candidatos dos diversos partidos, e que em Serrinha o nome do deputado Gika Lopes como o possível candidato a sucessão de Osni Cardoso pelo PT.
O CN em contato com Jivaldo Oliveira na oportunidade disse que está no páreo e que a decisão do PT estadual ainda não é a decisão do Diretório Municipal que permanece com os três nomes que ficaram definidos, ou seja, o dele, do secretário Edvaldo e do próprio Gika. Para Jivaldo o partido tem uma característica diferente em relação aos demais, que é a discussão e quando se define um nome todos abraçam e vão para o campo, e no caso como foi divulgado não houve essa discussão conjunta.
Em contato com o presidente do PT de Serrinha Josenildo Amorim, conhecido por ‘Shodan’, ele disse que aconteceu uma reunião na sexta-feira e sábado da semana passada, uma reunião com todos os diretórios do estado e convocados os presidentes das 35 maiores cidades da Bahia, para discutir a realidade de todos os municípios, já aconteceram várias reuniões e sempre colocou que em Serrinha tem três nomes.
“Começamos com seis, reduzimos pela metade e passamos a trabalhar os nomes de Gika, Jivaldo da DIREC e Edvaldo do Bradesco como são mais conhecidos. A última reunião aconteceu um desencontro das informações, o PT estadual mandou convite para reunião das 18h, no entanto houve uma discussão para escolha dos nomes no período da tarde, assim que foi veiculado na mídia que Serrinha tinha decidido por Gika, eu liguei para o presidente do Diretório Estadual Everaldo Anunciação e coloquei o problema que isso gerou no município, pois, o PT local não tinha definido ainda o nome, e ele (Everaldo) afirmou que foi discutido durante toda reunião os três nomes mesmos, e que a imprensa interpretou dessa forma e publicou o nome de Gika. É um dos nomes fortes, inclusive a estratégia de eleger ele deputado estadual era projetar ele para uma disputa municipal, mas tem algo muito importante também para Serrinha é não perder um deputado estadual, então optamos por manter os três nomes como pré-candidatos, e é bom deixar claro que a escolha terá a participação de partidos aliados que contribuíram para o projeto vitorioso do partido em nosso município”. Concluiu Shodan.
Redação CN / Fotos: Raimundo Mascarenhas