O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento da investigação contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) no âmbito da Operação Lava Jato. De acordo com a Folha de S. Paulo, Teori acatou pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que não teria identificado consistência nas denúncias feitas por Carlos Alexandre de Souza Rocha, o “Ceará”, apontado como entregador de dinheiro do doleiro Alberto Youssef.
Em dezembro, Ceará havia afirmado durante depoimento que havia levado R$ 300 mil à sede da UTC Engenharia, no Rio de Janeiro, que seriam supostamente encaminhados a Aécio. Tanto o senador quando o presidente da empreiteira, Ricardo Pessoa, negavam a informação.
Assim como Aécio, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também teve a citação contra si feita por Ceará arquivada. “Para mim, essa decisão, por mais importante que seja, não é suficiente. É preciso que se investigue o que está por trás dessas falsas e criminosas citações a nomes da oposição sem indícios mínimos que as comprovem. A Lava Jato tem cumprido um papel fundamental, e sempre terá todo o apoio do PSDB”, respondeu Aécio.
Bahia Notícias