O domingo (21) na cidade de Valente foi bastante concorrido no meio político, quando o grupo de oposição se reuniu com o deputado federal e presidente do PSDB da Bahia João Gualberto e deputado estadual Tom Araújo (DEM) em um movimentado espaço de lazer, ás margens da rodovia que liga Valente a São Domingos.
Segundo Ubaldino Amaral ex-prefeito do município e uma das principais lideranças de oposição ao governo municipal do PT, a presença de João Gualberto e Tom foi para eles agradecerem os votos recebidos pelo grupo nas últimas eleições, já que ambos tiveram quase 3 mil votos cada e desejavam se reunir com as lideranças e a população para este agradecimento, e também iniciar o planejamento da disputa eleitoral em outubro deste ano. Os discursos foram todos focados nos governos do partido dos trabalhadores, que segundo as lideranças, nada fizeram para a população e se envolveram no “mar de lama” da corrupção.
João Gualberto disse que encontrou uma oposição muito animada, e tudo por conta do péssimo trabalho do prefeito, que segundo ele tem judiado muito da população. O presidente estadual do PSDB disse que tem um carinho muito especial por Valente não só porque foi bem votado na cidade,também por sua esposa ser valentense, “portanto, fui votado em quase 400 municípios e falo em qualquer lugar que tenho dois municípios como prioridades, a minha terra onde fui prefeito (Mata de São João) e Valente, onde vamos está apoiando esse grupo e recolocar na Prefeitura a partir de 2017”. Afirmou.
O deputado Tom Araújo valorizou bastante a união do grupo de oposição em Valente, segundo ele ponto fundamental para vencer a eleição. Disse ainda que muitas lideranças nas eleições de deputados se dividem, cada um tem sua escolha, mas a municipal é diferente, todos se unem por uma mesma causa e isto está sendo visto em Valente. “A cada dia que passa a gente vê o PT destruindo o Brasil, a nossa Bahia e os municípios governados por esse partido como é o caso de Valente. O PT não tem projeto de governo, no passado aqui com Nenenzinho, Ubaldino, o que a gente via era projeto de governo, as coisas aconteciam, a cidade crescia, o dinheiro circulava e hoje não vemos isso”. Criticou.
Fizeram uso da palavra o presidente da Câmara Tatau, representando os seis vereadores de oposição, advogado Tiago Rios (Pingo) e ex-prefeito Nenenzinho.
Foram apresentados cinco nomes como pré-candidatos, e que posteriormente será divulgado apenas um. Estão em pré-campanha o ex-secretário de Educação Marcos Adriano, atual vice-prefeito Eduardo Cedraz que rompeu com o prefeito Ismael Ferreira, Mabel Amaral filha de Ubaldino, Dr Edil e o advogado Thiago Miranda.
O Calila Noticias entrevistou todos pré-candidatos que foram unânimes em afirmar que pleiteiam a candidatura, mas se isto não for possível vão unir forças e apoiar aquele que tiver melhores condições de concorrer e derrotar o governo do PT.
Pré-candidatos
Eduardo Cedraz foi ‘pé quente’ nas duas últimas eleições. Primeiro foi eleito ao lado de Ubaldino Amaral em 2008 ao cargo de vice-prefeito. Desentendeu-se naquela ocasião e deixou o grupo e aderiu ao PT, sendo convidado mais uma vez para vice e venceu a eleição ao lado Ismael Ferreira (PT), mas não durou muito tempo e rompeu com o gestor. Ele pediu perdão e afirmou que estava de volta. “Uma eleição é uma esperança, e quando essa esperança morre a gente deixa de lado. Não podia ficar num grupo que não fez nada por Valente.Me diga uma obra que marcou essa administração de Valente, não tem, reforma não é obra que marque prefeito nenhum. Eu tou fora daquele grupo”. Garantiu.
Dr Edil foi bastante citado como pré-candidato, foi chamado para fazer uso do microfone e fez duras criticas aos governos do PT , disse que ver um futuro de incertezas no pais diante de tanta corrupção, “temos uma presidente que não governa, desgoverna, assim como um prefeito, e nós precisamos mudar esse quadro e a mudança está aqui, vamos nos unir, a cidade precisa crescer, a Bahia precisar crescer, o Brasil também”. Afirmou.
Dr Edil disse ao CN que agradece a lembrança de seu nome, mas o que deve fazer mesmo é apoiar, pois segundo ele não tem como ser prefeito e médico ao mesmo tempo, lembrou que a cerca de 20 anos quando foi prefeito da cidade de Nova Canaã conseguiu ser médico pela manhã e prefeito pela tarde, mas que hoje é impossível.
Marcos Adriano foi candidato a vice na última eleição municipal ao lado de Zenóbio Cedraz perdeu, mas seu nome continuou em evidencia e está sendo apreciado pelo grupo como um dos pré-candidatos. Ele disse que fundamental para o grupo vencer a eleição é se manter unido, pois ninguém é forte se não estiver unido. Ele desejou bom retorno ao grupo a Eduardo Cedraz e o ex-vereador Ivanilton Araújo, ambos estiveram contrários na eleição passada. Marcos afirmou que, independente de quem seja o candidato ele estará apoiando, mesmo não sendo ele, mas afirmou que sonha com essa possibilidade.
Mabel Amaral disse que aquele momento era muito importante por está consolidando a união do grupo. Segundo ela, além daqueles que estavam presentes no encontro outras pessoas virão para se unirem ao grupo, as pessoas que ali estavam era por amor a causa, não por interesse. “Nós vamos com garra, com vontade, não com dinheiro, não com arrogância, mas com Deus no coração, e certeza que vamos fazer bonito esse ano, e é questão de tempo para esse palanque ficar bem maior que este que estamos vendo agora”. Disse.
O jovem advogado Thiago Miranda surgiu recentemente como um dos bons nomes dentro do grupo como pré-candidato a prefeito. E para animar a juventude já levou para o encontro um adesivo com a frase “Juventude a favor de Valente” que parou no peito de quase todos que estavam no evento. O pré-candidato disse que a união é muito importante e o grupo é muito inteligente e vai manter essa união, “meu nome está sendo citado, fico muito feliz por isso, mas posso dizer que o nome hoje é UNIÃO, pois só assim poderemos vencer a eleição”.
[poll id=”150″]
Redação CN/ fotos: Raimundo Mascarenhas