O deputado estadual Alex da Piatã que se filou há duas semanas no Partido Social Democrático – PSD, depois de passar dez anos no Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB no qual disputou uma eleição para prefeito (sem êxito), outra como vice de Assis (PT) conseguindo a eleição em 2012, em 2014 nova vitória para o legislativo baiano, reuniu na noite de quinta-feira, 10, no ginásio de esportes de Conceição do Coité, o primeiro grande ato no novo partido, ele que inicia o segundo ano na Assembleia como presidente da Comissão de Saúde, indicado pelo PSD.
A militância lembrou o momento da convenção em 2012 quando ao lado de Assis promoveu ato semelhante, ou seja, todas as dependências do ginásio com quadra e arquibancada lotadas e várias autoridades. O ato de quinta-feira, contou com a presença do senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD, deputada estadual Ivana Bastos, presidente estadual do PSD Mulher, ela que empossou Genivalda Pinto da Silva (Val esposa de Alex da Piatã) coordenadora municipal, Vilmara Maria Silva (Vilmara de Assis) vice-coordenadora e Sandra de Almeida Silva – secretária, além dos deputados estaduais Jurandir Oliveira (PSL) e Joseildo Ramos (PT); secretário de Relações Institucionais – SERIN Josias Gomes, secretário de Desenvolvimento Rural -SDR Jerônimo Rodrigues, vereadores da base aliada, além de prefeitos e pré-candidatos a prefeito pelo PSD e partidos aliados de diversos municípios.
Alex da Piatã em seu discurso falou da satisfação de receber a grande quantidade de pessoas numa noite de quinta-feira comum e segundo ele, era um momento para se apresentar para a região onde teve a grande maioria dos votos no seu novo partido, pois havia a necessidade de ingressar num partido aliado ao governo estadual, e viu como grande opção o PSD liderado por Otto Alencar que para ele é um político respaldado e de grande credibilidade.
Alex aproveitou também para afirmar que aquele momento estava sendo importante para a militância “arregaçar as mangas” e iniciar o trabalho para a reeleição de Assis. Ele disse que reconhece as falhas no Governo, mas pediu às pessoas que estão insatisfeitas que não deixem que coisas pequenas façam esquecer as grandes transformações e citou mais uma vez a reabertura do hospital que de acordo com o parlamentar, foi fechado pela negligência daqueles que hoje estão na oposição.
“Mas eu tenho como máxima o otimismo, não tenho dúvida que nós temos um povo honesto, trabalhador, e nada vai impedir que a gente possa superar essas dificuldades que estamos enfrentando, trabalhando forte como nós sempre soubemos trabalhar”, garante.
O prefeito Assis, com visual diferente deixando a barba crescer, chamou a atenção de muita gente, alguns podem ter imaginado que era uma homenagem a seu maior ídolo politico, Luiz Inácio Lula da Silva, mas ao assumir o microfone, sendo o penúltimo a discursar, brincou quando disse que não foi falta de aparelho, nem homenagem a Lula, “resolvi deixar a barba atendendo ao pedido de minha esposa Flávia”, justificou.
Quanto à pré-candidatura de Assis a reeleição, o mesmo foi citado por todos que fizeram uso da palavra, como merecedor em continuar governando o município na parceria com Alex. Mas ele que está acostumado fazer discursos longos e concentrados, resolveu resumir e focou mais no assunto do momento, o mais recente, quando promotores pediram a prisão de Lula. Ele disse que não defende o erro, em outras palavras, falou que o ex-presidente sofre perseguição da mídia, citou revista Veja e Rede Globo, e o judiciário que para ele não age com “dois pesos e duas medidas”.
“Porque não investigam os 450 quilos de cocaína encontrados no helicóptero de amigos de Aécio Neves? Os apartamentos que Fernando Henrique têm no exterior? Cadê mais de um bilhão de reais do metrô de São Paulo, desviado pelo PSDB? Questionou.
Otto Alencar fez questão de dizer que é do interior, natural de Rui Barbosa, e que mantém uma postura de humildade, sem deixar o cargo subir a cabeça, “o Otto da campanha é o mesmo do Senado”. O senador parabenizou Alex da Piatã pela forma como vem realizando seu trabalho na assembleia e que seu partido ganhou um grande deputado.
Disse ainda que no Senado Federal tem procurado ajudar seu estado e seu país, e que lutado muito para resolver algumas dificuldades enfrentadas pelos prefeitos. “ Vocês sabem esse prefeito aqui (Assis) que não precisa dizer das suas virtudes, mas vou dizer que é trabalhador, correto, ama seu povo, honesto e quando vier aqui na campanha de reeleição dele, eu não vou precisar falar dos adversários, o que vou falar é o que ele tem de bom e o que ele é pra Conceição do Coité. Porque politica é assim, quem tem argumento não precisa atingir nenhum adversário, que tem família, tem filhos e tem que ser respeitado. Porém tem que reconhecer o trabalho de Assis que mudou muito essa cidade”, Afirmou.
Redação CN / Fotos: Raimundo Mascarenhas