Em sua 3ª Edição, sob o lema mistura de arte e cultura popular, o Sarau da Babilônia, que faz parte da Agenda Cultural do Projeto Arte na Sexta, homenageia, desta vez, o coiteense da comunidade de Goiabeira, zona rural de Conceição do Coité, o artista plástico Pepeu Ramos. O evento está previsto para começar às 19h, na Praça da Babilônia. O Projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité, através do Departamento de Cultura – DECULT – da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte / Gestão Governo da Gente, e tem como principal parceiro a ONG CPECC (Centro de Promoção da Educação, da Cultura e da Cidadania).
“O Sarau da Babilônia, desde a sua concepção, sempre aborda um tema ou ação relevante em nosso município, proporcionado intercâmbio artístico-cultural, ocupação e dinamização de espaços públicos, dando vez e voz aos legítimos artistas e fazedores de culturas locais, sem perder de vista as novidades artísticas positivas de dentro e de fora do caldeirão coiteense. Na primeira edição abordou a questão da Consciência Negra, inaugurando, assim, a Exposição Negros/as Marcantes e Atuantes. Na Segunda edição fez homenagem ao tempo natalino. E agora, o Sarau da Babilônia coloca no centro atenções a importância das obras do artista plástico Pepeu Ramos”, salientou o Gestor de Cultura do DECULT, Fredson Costa.
A Exposição Pepeu Ramos, aberta ao público, gratuitamente, todos os dias das 09 às 21h., que começou dia 01 de dezembro do ano passado, no Salão de Exposições da Praça da Babilônia, em Coité, evidencia vida e obra do artista supracitado, tendo como temáticas cultura sisaleira, sertaneja, africanidade, mulher e pintura abstrata.
Com mais de três mil assinaturas alcançadas, sem contar as inúmeras pessoas que visitam o espaço e não assinam no livro de presença, a Exposição será agraciada nesta sexta-feira (4), às 19h. com grande Sarau, fazendo jus aos temas mencionados, através da valorização e apresentações de várias linguagens artísticas dos universos literários, musicais, cênicos, cinematográficos e da cultura popular coiteenses, sobretudo da Comunidade de origem de Pepeu Ramos, isto é, Goiabeira. O evento contará, também com a participação de artistas convidados, de repercussão nacional amigos e parceiros do homenageado da noite.
Veja a programação:
Grupo Tribal Arte (Goiabeira / Coité);
Banda Agosto (Goiabeira / Coité);
Grupo Saber Viver (Goiabeira / Coité);
Inara Santos (Poetisa e compositora da Comunidade de Goiabeira);
Aline Lacerda (Poetisa / Goiabeira-Coité);
Enoque Norberto (Licenciado em Música pela UFBA, cantor e compositor do Bando do Padim Vô / Camaçari-BA);
Luar do Conselheiro (Poeta, cordelista e cantador / Juazeiro da Bahia);
Geane Oliveira (Poetisa / Valente-BA);
Fernanda dos Santos Silva (Compositora e cantora / Coité);
Banda Duo Sonick (Coité);
Núcleo de Dança Fênix;
Teatro Quaisquer Fulano (Coité);
1Teatro Cacto (Coité);
Teatro Cavaleiros Troianos (Coité);
Jorge Pereira (Banda Quixanayah – Açude Itarandi / Coité);
Paulo Duarte (Poeta / Coité);
Ninho Pestana (Compositor e cantor / Coité);
Welder Brasil (Cantor / Salvador, graduando do curso de Comunicação Social da UNEB-Coité);
Milena Santana (Cantora /Feira de Santana, graduanda do curso de Comunicação Social da UNEB-Coité);
Bruno Silva (Coité);
Gersivânia Mota (Poetisa / Coité);
Olívia Veenstra (Poetisa / Coité);
MC Wesley e MC Mário (Coité);
Artur Áriston (Contador de causo / diretor de teatro – Coité);
Karen Costa (Poetisa / Coité);
Percussão Revolução da Gente (Revolution Reggae – Coité);
Saulo Cardoso (Poeta / Coité);
Exposição Coitearte;
Exibição de vídeo-arte sobre Pepeu Ramos (Welique Mascarenhas e Theo Araujo).
Redação CN* com informações da DECULT