O Município de Valente no últimos anos tem sido sede da maior encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo do Território do Sisal e talvez de todo estado da Bahia, pois envolve centenas de atores voluntários num espaço amplo cujo cenário lembra Nova Jerusalém em Pernambuco onde é realizado a maior encenação do Brasil.
O Instituto AGAVE tem buscado apoio da Prefeitura Municipal e do setor privado para realizar a peça teatral que acontece no Caldeirão do Boi Valente. São três apresentações, a primeira aconteceu na noite de quarta-feira, 23, haverá hoje a amanhã sempre a partir das 21h.
O Espetáculo Paixão de Cristo chega ao sétimo ano, tem na produção uma equipe de profissionais do setor teatral em São Paulo, liderada pelos irmãos Augusto Neto e Gesilda Mendes, naturais de Valente, que escolheram o caldeirão do Boi Valente, onde começou a história de criação do Município.
O espetáculo já foi realizado também nas cidades de Retirolândia e São Domingos, o objetivo dos organizadores era levar para todas as cidades da região, mas não encontraram apoio suficiente.
Um bom sistema de iluminação direcionada para cada cena e qualidade na sonorização leva muita emoção ao público.
Redação CN / Fotos: arquivo Raimundo Mascarenhas